Logo Prefeitura de Salvador

Iluminação pública em LED traz benefícios e segurança para cidadãos

A iluminação pública de Salvador vem passando por mudanças, com a implementação da tecnologia LED em toda a cidade. Considerada a mais moderna do mercado, a LED – que significa Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz) – possui diversas vantagens, se comparado a modelos anteriores. 

No quesito eficiência, a lâmpadas do tipo LED precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica, para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo. 

De acordo com Leonardo Pimentel, gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a LED, por ser uma tecnologia mais moderna, acaba reduzindo os índices de defeito nas luminárias.

 “Apesar de ter uma eficiência semelhante ou melhor do que as mais antigas, ela tem um consumo menor. Por esse motivo, ajuda a reduzir a parte de reparo de manutenção”, explica. Entre os principais benefícios que esse tipo de luminária traz está a redução do consumo, que já chega a quase 30%. 

Essa tecnologia é o mote principal do programa Iluminando Nosso Bairro, que tem melhorado a luminosidade e proporcionado maior sensação de segurança em diversas localidades da capital baiana. 

O diferencial do programa é que, em vez de melhorias pontuais, a ação abrange toda a poligonal do bairro. Com isso, o programa é uma das principais estratégias para que Salvador chegue a 100% do sistema em LED – atualmente, a nova tecnologia já alcança 90% dos 170 mil pontos de luz existentes na cidade. 

Vandalismos e furtos – O gerente afirma que o alto índice de vandalismos e furtos faz com que seja necessário reinvestir constantemente na manutenção das luminárias. “Nós já tivemos ocorrências de vandalismo nas luminárias que, mesmo em uma determinada altura, se tornam alvo de furtos e roubos. Porém, elas são rastreáveis, pois possuem um número de série possível de ser localizado”. 

Recentemente, a DSIP registrou o furto de luminárias em Salvador. Segundo a diretoria, a recuperação do bem só foi possível graças ao serial gravado no material. Neste caso, o autor do furto foi levado à delegacia e foi registrada a ocorrência. 

Além disso, medidas vêm sendo tomadas pela DSIP, já que os cabos são materiais de fácil comercialização. A diretoria tem feito uma série de ações com sistema antifurto para os cabos, para dificultar a retirada do subterrâneo, com infraestrutura mais reforçada e mais profundidade no eletroduto, de forma a dificultar o acesso.  

“As caixas recebem concretagem para dificultar o acesso à população, até porque quando o vândalo tem acesso ao cabo, acaba deixando um pedaço de ponta de cabo para fora podendo causar acidentes. Por isso é feito um trabalho constante, pensando no bem estar do cidadão”. 

Contato – Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www.falasalvador.ba.gov.br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento. O cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip a respeito da sua demanda. 

 

Skip to content