Terça-Feira , 19 Setembro 2017

 

O prefeito ACM Neto convida a imprensa para uma solenidade repleta de novidades nesta quarta-feira (20), a partir das 9h, no Palácio Thomé de Souza. Na ocasião, ele vai sancionar o projeto de delimitação dos bairros de Salvador, aprovado ontem (18) pelos vereadores. O texto fixou o número de bairros em 171, incluindo as três ilhas - de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos. Além disso, o prefeito apresenta os resultados da segunda edição do programa Ouvindo Nosso Bairro, através do qual a população escolheu as obras que serão feitas pelo Executivo municipal nas localidades. ACM Neto já autoriza, na mesma solenidade, o início de mais de 160 obras com base nessa ampla consulta popular, feita pela internet ou aplicativo de celular. 

 

 

Ação acontecerá durante reinauguração do Cras de Valéria, que foi completamente recuperado

 

O prefeito ACM Neto, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), lança nesta terça-feira (19), às 9h, o projeto Família Empreendedora, que tem a parceria do Banco do Nordeste do Brasil S. A. O projeto será lançado durante a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Valéria, localizado na Praça da Matriz, sem número, próximo ao Largo de Valéria. A unidade foi completamente recuperada, com a substituição do forro, cobertura, toda parte elétrica, fiação, quadro de disjuntores, luminárias, tomadas e interruptores dentro das normas atuais. Também foram instalados piso tátil, rampa de acesso, além da adaptação do banheiro para atendimento a pessoas com deficiência. A titular da Semps, Tia Eron, também estará presente. 

 

O projeto Família Empreendedora objetiva esclarecer aos empreendedores informais formas de acesso ao Crediamigo, linha de microcrédito, para, assim, incentivar o empreendedorismo das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), tendo como resultado o seu empoderamento e autonomia socioeconômica. Além disso, o projeto visa fomentar a geração de renda (principal ou complementar); estimular iniciativas empreendedoras por parte de pessoas e famílias assistidas pelas unidades municipais; promover palestras, oficinas e cursos sobre qualidade do produto e aperfeiçoamento das técnicas produtivas realizadas pelas famílias, com educação financeira, de gestão e de marketing. Serão realizadas oficinas que incluem os conhecimento técnicos e específicos da ação, bem como orientações sobre formação de preços, definição de público-alvo, estratégias de divulgação dos produtos e importância das embalagens.

 

Cras - Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são unidades públicas que atuam com famílias e indivíduos, em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. Salvador tem 28 dessas unidades, que atendem famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras. Cada unidade referencia até cinco mil famílias em vulnerabilidade, podendo atender até cerca de mil famílias ano.

 

O Cras de Valéria abrange moradores das áreas de Valéria, Boca da Mata de Valéria, Nova Brasília de Valéria, Palestina. Os centros ofertam os seguintes programas, serviços e atividades: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais, e como se inscreverem no Cadastro Único para programas sociais dos governos federal e municipal, como o Bolsa Família e Primeiro Passo, respectivamente.

 

O centro também executa atividades como atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do governo federal, além de apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos. São ações que favorecem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como o sentimento de pertencimento dos indivíduos com os territórios nos quais vivem. Os impactos sociais oportunizados refletem-se nos números de famílias atendidas/acompanhadas inseridas em benefícios e programas sociais, com diminuição da pobreza.

 

 

O prefeito ACM Neto e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, inauguram mais um posto avançado de recadastramento biométrico em Salvador, nesta sexta-feira (15), às 9h. Desta vez, o posto será instalado na Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano, na Avenida General San Martin, 241 - em San Martin (próximo ao Atacadão dos Pisos).

 

O posto possui cinco guichês e estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento ocorre com hora marcada, por meio de agendamento disponibilizado no site do TRE-BA. Diariamente, serão disponibilizados 165 recadastramentos biométricos na unidade.

 

O posto na Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano é o décimo instalado por meio de parceria entre a Prefeitura e o TRE-BA. O procedimento também pode ser feito nas Prefeituras-Bairro do Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Cabula/Tancredo Neves, Barra/Pituba, Valéria e Cajazeiras, além de uma unidade no Bahia Outlet Center, no bairro do Uruguai.

 

 

 

O prefeito ACM Neto apresenta à imprensa, na próxima segunda-feira (11), os detalhes do Festival da Primavera, evento que celebra a chegada da estação das flores, em coletiva a ser realizada no Palácio Thomé de Souza, às 10h. Este ano, o Festival da Primavera será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro. Como na última edição, o evento mantém como objetivo a dinamização dos espaços públicos e a diversificação em sua programação, que conta com shows, ações para crianças, acontecimentos gastronômicos, esporte, ginástica, dança, feiras ao ar livre, ativações de bicicleta e muito mais, tudo em diversos pontos da cidade.

 

 

 

O prefeito ACM Neto lança nesta terça-feira (05), a partir das 10h, no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, o Réveillon da primeira capital do Brasil. Na ocasião, serão apresentadas as novidades sobre o evento deste ano, que será um verdadeiro festival, inclusive a definição do espaço. A programação do palco principal do Réveillon também será anunciada.

 

 

 

A Prefeitura entrega nesta segunda-feira (04) as obras de requalificação e intervenções viárias feitas na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no trecho de três quilômetros entre o Parque da Cidade, no Itaigara, e o Posto Namorados, na Pituba. O objetivo das mudanças foi tornar a via mais segura e com melhor trafegabilidade, diminuindo o tempo de deslocamento das pessoas que utilizam tanto o transporte público quanto privado. A solenidade de inauguração acontece às 17h, no estacionamento em frente ao Shopping Cidade, com a presença do prefeito ACM Neto e demais autoridades. 

 

A ação, que integra o programa Salvador 360, é fruto de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) assinado em junho de 2016 entre a administração municipal, por meio da então Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), e a Petros, em contrapartida pelo impacto causado pela construção da sede da instituição no Itaigara. A medida contou com investimento total de R$36 milhões. Além da requalificação da Avenida ACM, o TAC também possibilitou a realização de um sonho da comunidade: a construção da Praça Myriam Fraga, na Rua Sílvio Valente, transversal à via principal. 

 

A inauguração acontece no mesmo dia em que o senador Antonio Carlos Magalhães, que dá nome à avenida, completaria 90 anos de vida. Com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a requalificação da Avenida ACM contou com a participação de diversos órgãos municipais, a exemplo das secretarias de Mobilidade (Semob), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Ordem Pública (Semop) e Manutenção (Seman), assim como a Superintendência de Trânsito (Transalvador) e a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). O projeto de requalificação da avenida contou também com a participação de moradores e comerciantes locais, que contribuíram com sugestões de soluções para a região.

 

As obras na Nova ACM resultaram principalmente em mudanças viárias na região, que já traz mais conforto para motoristas e pedestres que passam pelo local, além de possibilitar a implantação de corredores exclusivos no canteiro central para o projeto de expansão do BRT (Bus Rapid Transit). Uma das intervenções contemplou a eliminação de um acesso antigo nas proximidades do Shopping Paseo, resultando em mais fluidez e acabando com as retenções na via. Todas as demais mudanças serão apresentadas na solenidade desta segunda-feira. 

 

O Subúrbio Ferroviário será palco de uma apresentação musical inesquecível nesta sexta-feira (25). O renomado pianista Arthur Moreira Lima realizará apresentação a bordo de um caminhão-teatro, por meio do projeto Um Piano pela Estrada. Gratuito, o evento será aberto ao público e acontecerá na Praça São Braz, em Plataforma, a partir das 19h.

 

Os moradores da localidade e dos bairros adjacentes poderão prestigiar uma hora e meia de show, em um repertório que vai mesclar o erudito e popular. Serão interpretadas obras que vão de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin e Liszt, até Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Narareth e Luiz Gonzaga.

 

A iniciativa é patrocinada pela Brasilgás, apoiada pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e pela Prefeitura. “O objetivo desse projeto é levar música clássica àquelas pessoas que, por terem baixo poder aquisitivo, não têm condições de ir ao teatro”, explica o produtor musical Manuel Luiz da Silva.

 

Para a realização do concerto, a administração municipal efetuará, além da liberação do espaço, serviços como banheiros químicos, iluminação e ordenamento do trânsito e do comércio. "A Prefeitura tem um papel indispensável para a realização do espetáculo. Espero que a população abrace o concerto, até pela história de Salvador, que é uma cidade de cultura", frisa Silva.

 

Pela terceira vez em Salvador, o caminhão-teatro do Piano pela Estrada já percorreu, em 15 anos de atividade, diversas cidades da Região Metropolitana e do interior da Bahia, a exemplos de Camaçari, Madre de Deus, Feira de Santana, Euclides da Cunha e Jequié. Somadas as visitas a outros municípios do Brasil, a iniciativa já chega a quase 500 apresentações.

 

O artista – Nascido no Rio de Janeiro, o pianista Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Ele ganhou destaque internacional no Concurso Chopin de Varsóvia e nos Concursos de Leeds, na Inglaterra, e Tchaikovsky, em Moscou. No currículo, Moreira Lima também acumula apresentações com as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim e outras.

 

 

 

O prefeito ACM Neto lança nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, no Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves, o Réveillon da primeira capital do Brasil. Na ocasião, serão apresentadas as novidades sobre o evento deste ano, que será um verdadeiro festival, inclusive a definição do espaço. A programação do palco principal do Réveillon também será anunciada. O lançamento antecipado da festa tem como objetivo favorecer a atração de turistas para o evento, facilitando a divulgação por parte dos operadores do setor, a exemplo das agências de viagens.  

 

Foi remarcada para a quinta-feira, dia 24, a coletiva sobre o anúncio do Réveillon de Salvador. No mesmo horário (10h) e local (Teatro Gregório de Matos). A mudança ocorreu em função do sepultamento do empresário Cesar Mata Pires. 

 

O prefeito ACM Neto lança nesta quarta-feira (23), a partir das 10h, no Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves, o Réveillon da primeira capital do Brasil. Na ocasião, serão apresentadas as novidades sobre o evento deste ano, que será um verdadeiro festival, inclusive a definição do espaço. A programação do palco principal do Réveillon também será anunciada. 

 

O berço histórico e cultural da primeira capital do Brasil deverá, nos próximos quatro anos, retomar o lugar de destaque local, nacional e internacional com um leque de ações que irá impulsionar investimentos, infraestrutura, ocupação de espaços e, principalmente, a geração de emprego e renda no coração da cidade. O Salvador 360 Centro Histórico – quarto eixo do programa Salvador 360 – será lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (21), às 17h, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile. Os detalhes serão apresentados pelo prefeito ACM Neto e gestores municipais na cerimônia, que também marcará a assinatura do decreto que regulamenta o programa Revitalizar.

 

Sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o eixo contará também com a participação direta das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Fazenda (Sefaz) e Mobilidade (Semob), além das fundações Mário Leal Ferreira (FMLF) e Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa engloba os bairros que compõem a região e tem como objetivo resgatar o Centro Histórico como uma região economicamente ativa da cidade, tradicionalmente frequentada por moradores e turistas. 

 

Com investimento inicial de R$200 milhões, o Salvador 360 Centro Histórico inclui intervenções públicas estruturantes, programas de habitação, mobilidade e projetos âncoras de transformação. Serão também reforçadas as ações de regulamentação e concessão de incentivos na região, com até R$28 milhões já aprovados para os editais. No total, estão previstas 39 ações, divididas em oito áreas: Incentivos, Intervenções Urbanas, Equipamentos Estruturantes, Mobilidade, Habitação, Regulamentações, Cultura e Gestão. Algumas propostas, inclusive, já foram iniciadas pela Prefeitura e deverão ganhar ainda mais relevância, a exemplo do Pelourinho Dia e Noite.

 

 

 

 

O prefeito ACM Neto entrega neste sábado (19), às 9h30, mais 300 escrituras, através do programa Casa Legal, para moradores do Calabar. A solenidade será realizada na Praça da Juventude Unida do Calabar (JUC), na Rua Nova do Calabar (acesso pela Avenida Centenário). A iniciativa de regularização fundiária já beneficiou diversas famílias em mais de 80 bairros de Salvador e soma 31.164 mil títulos entregues desde 2013, sendo 1.658 apenas em 2017. Anteriormente, o próprio Calabar já havia sido beneficiado com 1.445 títulos de posse a moradores.

 

Para participar do programa de regularização fundiária, os interessados devem morar no mesmo imóvel residencial por, no mínimo, cinco anos; utilizar o terreno para fins de moradia; possuir terreno de até 250 m²; não ser proprietário ou concessionário de outro imóvel urbano ou rural; e ter uma renda familiar de até seis salários mínimos. Além desses fatores, o imóvel não pode estar em área de risco e ter as mínimas condições de moradia.

 

É preciso apresentar RG, CPF, contrato de compra e venda (se houver), comprovante de residência (conta de água, luz ou IPTU) e de renda. Caso o solicitante seja casado, deverá apresentar também RG, CPF e comprovante de renda do cônjuge, além de certidão de casamento.

 

Quem procura regularizar a situação do seu imóvel residencial deve se dirigir à sede da Seinfra, que fica no Vale dos Barris, nº 125, Barris e procurar a Coordenadoria de Regularização Fundiária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 16h30. Após o recebimento do título de posse, o (a) concessionário (a) deve se dirigir ao cartório de registro de imóveis – indicado no documento de posse emitido pela Prefeitura – para finalizar o processo.

 

 

Pela segunda vez em apenas uma semana, os moradores da região do Distrito Sanitário São Caetano/Valéria ganham uma boa notícia: a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Vista do Mar, em Pirajá. A ordem de serviço para início imediato da construção será assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal de Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues Alves, em cerimônia a ser realizada na Rua Alto do Mar, na região também conhecida como Pirajá Velho, às 09h30. A obra tem investimento definido em R$ 1,2 milhão e contará com três equipes com foco em Saúde da Família e Saúde Bucal.

 

A unidade ofertará atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco formados por crianças, adolescentes, adultos e idosos. A estrutura estará disponível para cerca de 12 mil pessoas cadastradas nos programas de saúde oferecidos: acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico, voltado para programas prioritários de prevenção e tratamento de hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase.

 

Serão disponibilizados ainda procedimentos de promoção e proteção à saúde como administração de vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos, dentre outros serviços. A iniciativa visa suprir a demanda da população do bairro e de regiões vizinhas.

 

 

 

 

Há 50 anos, um movimento cultural brasileiro – conhecido principalmente na música – sacudiu o país com a ação vanguardista de misturar manifestações tradicionais do país com elementos da cultura pop mundial. E o espírito de renovação provocado pela Tropicália que inspira a segunda edição do Prêmio Caymmi de Música, cuja cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (18), às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O evento conta com patrocínio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e a realização está a cargo da Via Press Comunicação e Eventos.

 

Na ocasião, serão conhecidos os 22 vencedores escolhidos entre os 110 artistas, produtores e trabalhos finalistas. As quatro principais categorias são show, canção, música instrumental e videoclipe. Haverá ainda reconhecimento a outras 18 subcategorias técnicas.

 

Com o mote “Música em Movimento”, o Prêmio Caymmi oferecerá para as categorias principais, além do troféu, uma premiação em dinheiro. Entre os nomes finalistas, destaques para o grupo Pirombeira, indicado em oito categorias, e os artistas Larissa Luz, Filipe Lorenzo e Livia Nery, todos com seis indicações cada. A lista completa dos indicados está disponível no site oficial do evento.

 

Bandão - Para mostrar que “Yes, nós temos música”, alguns dos indicados participarão de uma verdadeira confraternização artística no palco, chamada de “Bandão Caymmi”. Idealizado pelo diretor artístico Márcio Meirelles, o espetáculo multimídia é uma grande banda mista formada por 37 finalistas, dentre intérpretes, músicos e arranjadores.

 

“Sendo a referência maior o Tropicalismo, o espetáculo contará com interação de várias linguagens, tendo como máxima a música baiana. Será construído de forma colaborativa pelos artistas, que são os maiores representantes desse movimento musical atual”, explica Meirelles. No Bandão estarão nomes como Achiles, Aiace, Caian, Duo Bavi, Filipe Lorenzo, Flavia Wenceslau, Jr Maceió, Kalu, Luedji Luna, Pirombeira, Renata Bastos, Santini e Trio, Silvio de Carvalho, Skanibais e Tabuleiro Musiquim.

 

As participações especiais do evento ficam a cargo de duas jovens vozes que têm se destacado no cenário musical brasileiro: os cantores e compositores Saulo e Alice Caymmi – esta última neta do homenageado do prêmio, o eterno Dorival Caymmi. Revezando-se no palco, os artistas farão um show com direção musical de Alexandre Lins e que terá como base o disco icônico “Tropicália ou Panis et Circenses”, lançado no auge do movimento, em 1968.

 

Expectativa – Para a chamada nova geração da música baiana, a expectativa e felicidade geradas com a indicação demonstram que o trabalho realizado está no caminho certo. Uma das maiores concorrentes, a cantora Larissa Luz foi indicada para as categorias Direção Artística, Intérprete Vocal Feminino, Produção Musical, Melhor Videoclipe, Produção e Direção, com destaque para as canções “Bonecas Pretas” e “Meu Sexo”.

 

“O que eu acho legal do prêmio é que ele fortalece a cena musical da Bahia de uma forma muito verdadeira e espontânea, mapeando artistas que possivelmente não estão no mainstream (circuito comercial). Fico feliz porque estou sendo valorizada, vista e incluída”, ressalta a cantora.

 

Ansiosos pela primeira apresentação no palco do TCA, o Tabuleiro Musiquim vai demonstrar um pouco a mistura de ritmos como pagode baiano e rock, que marcam o estilo do grupo. “É muito bom tocar numa grande sala que é referência em todo o Brasil”, salienta o vocalista Sílvio de Carvalho, concorrente na categoria Intérprete. O Tabuleiro Musiquim também foi indicada nas categorias Banda e Instrumentista, esta última com Allan Villas Bôas (bateria). Victor Jesus (guitarra) e Henrique Duarte (baixo) fecham o grupo.

 

Já Ricardo Caian – ou simplesmente Caian – é um dos indicados na categoria Revelação. Guitarrista, violonista, compositor e arranjador, tem se destacado no cenário de música independente de Salvador com letras de contestação, acompanhadas de uma mistura de rock a estilos baianos e com influência do Tropicalismo. “Para mim (a indicação) é o mesmo que receber o prêmio. O artista tem que aparecer, ter como mostrar o trabalho, e essa é uma grande oportunidade”, opina o artista, que foi uma das atrações do último dia do Réveillon Salvador 2017.

 

 

Com atividades iniciadas na década de 1960, o antigo posto comunitário foi completamente requalificado e transformado na Unidade de Saúde da Família (USF) Bom Juá, a ser entregue pela Prefeitura nesta quarta-feira (16), às 9h30, na Praça Eunápolis de Queiroz, s/n (fim de linha do bairro). A cerimônia contará com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues Alves, dentre outras autoridades.

 

Com investimento de R$600 mil, a unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal para atender cerca de 16 mil pessoas da região. Totalmente climatizada, a estrutura física é composta por 11 consultórios de atendimento médico, enfermagem e odontológico, além de sala de vacina, câmara de vacina, curativo, dispensação de medicamentos, testes rápidos de hepatite B, sífilis e HIV, dentre outros ambientes.

 

Além do atendimento clínico, a USF também promoverá programas como os de combate à hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. A população contará com serviços de vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames, visitas domiciliares e dispensação de medicamentos, dentre outros.

 

A USF Bom Juá é uma das 16 unidades que compõem o Distrito Sanitário São Caetano/Valéria, com população estimada de 282.718 habitantes. Todas elas receberam investimentos e melhorias da Prefeitura na estrutura física e funcional nos últimos quatro anos e meio.

 

No futuro, outras quatro novas unidades vão aumentar ainda mais a cobertura na área de Atenção Básica na região, com incremento de 15 equipes. São elas as USFs Capelinha de São Caetano, Teotônio Vilela, San Martins II e Pirajá, com investimento superior a R$4,6 milhões. Com isso, a população da região deverá passar a ter cobertura de 64,68% de Atenção Básica de Saúde.

 

História – As atividades de atendimento médico na unidade foram iniciadas em 1968, através de parceria firmada entre a Prefeitura, a Associação Centro Social Fraternidade Baiana e a Opera Fraternità, entidade mantedora de origem italiana. De 1974 até 2011, foi mantida a parceria da SMS mediante a cessão de pessoal para a associação, com vistas a manter os serviços de saúde.

 

Em 2014, o espaço da Associação foi doado à Prefeitura, o que possibilitou a realização de melhorias significativa do prédio para a implantação e funcionamento da USF Bom Juá. Toda a estrutura da unidade segue as normas determinadas pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

Mais uma área de convivência e lazer – a 23ª apenas este ano – será entregue completamente requalificada pela Prefeitura nesta terça-feira (16). A Praça do Vale dos Rios, localizada na Rua Artur Fraga, no Conjunto Habitacional dos Bancários (fim de linha do bairro), será oficialmente aberta à população em cerimônia a ser realizada às 18h30, com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal de Manutenção (Seman), Marcílio Bastos e demais autoridades.

 

Construído no fim da década de 1970, o equipamento já estava bastante desgastado e a reforma era uma reivindicação antiga da comunidade. Com novo projeto desenvolvido pela Seman em parceria com os moradores, a área de 8.565m² passa a contar com parque e espaço infantil com brinquedos, além de academias de saúde e ginástica, pista de cooper, mesas para jogos e comunicação visual. A iniciativa contemplou ainda aspectos como acessibilidade, paisagismo e iluminação. No local, há rampas e pisos táteis, além de pergolado e alambrado em eucalipto. 

 

Em andamento – Outras áreas em Salvador também passam por transformação e vão proporcionar mais beleza à cidade e qualidade de vida para a população. Duas delas estão localizadas na região de Cajazeiras: são as praças da Estrada da Paciência, em Cajazeiras VIII e da Rotatória da Rua Juscelino Kubitschek, em Cajazeiras XI. O bairro vizinho de Mussurunga também conta os dias para receber um novo espaço de lazer e convivência para pessoas de todas as idades.

 

A Praça da Estrada da Paciência, em Cajazeiras VIII, foi construída em uma área de 573 m². Utilizado antes como ponto de descarte irregular de entulho, o espaço passou por obras de drenagem e urbanização para resolver os problemas de acúmulo de lama e de água das chuvas. A etapa seguinte, em andamento, é a implantação de equipamentos como pergolado, espaço infantil, banco modular antivandalismo, mesas de jogos, paisagismo, comunicação visual, iluminação e rampa de acessibilidade.

 

Com 809 m², a Praça da Rotatória em Cajazeiras 11, que também servia de depósito de entulho e ponto de descarte irregular de lixo se transforma a cada dia. Parque e espaço infantil, academia de saúde, academia de musculação, rampas de acessibilidade, banco modular e mesas de jogos são alguns dos equipamentos que estão sendo instalados no local.

 

Em Mussurunga, o equipamento está em fase final de obras e foi construído em uma área de 4.765 m², no Setor G. A praça conta com parque, espaço infantil, academias de saúde e ginástica, mesas de jogos e comunicação visual. Além disso, agentes da Seman cuidaram do paisagismo, iluminação, sinalização e acessibilidade. O entorno da praça foi todo cercado com alambrado armado com eucaliptos.

 

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já promoveu a recuperação ou construção de cerca de 200 praças em Salvador, transformando áreas degradas em ambientes atrativos para às comunidades. Em 2017, dentre os equipamentos entregues estão às praças Myriam Fraga, no Itaigara; João Mangabeira, nos Barris; José Carlos da Conceição, em Ilha Amarela; Recanto das Ilhas, em São Marcos; Coronel Osvaldo do Rosário (IAPI); e da Rua Palestina, em Itacaranha.

 

 

O Gabinete da Prefeitura em Ação prossegue neste sábado (12), na Escola Teodoro Sampaio (Rua Arnaldo Colavolpe, 106), em Santa Cruz, das 8h às 12h. O mutirão de serviços vai oferecer atendimento da Coelba, INSS, Cartão Sus, Primeiro Passo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, SIMM (consultas se vagas e emprego), Codecon, e Balcão de Justiça. Também serão ofertados serviços de saúde bucal (limpeza e aplicação de flúor) e glicemia, avaliação da caderneta de vacinação, encaminhamento para consultas e odontologia, pediatria, clínico geral, dermatologista, ginecologista e nutricionista, escolinha de trânsito da Transalvador, Guarda Municipal, Defesa Civil e Ruas de Lazer, entre outros. Uma unidade móvel da Seja Digital estará no local pata agendamento de recebimento do conversor digital de TV. A próxima região a ser beneficiada será a de Alto de Coutos, onde o Gabinete do Prefeitura em Ação estará no dia 19 deste mês.

 

Uma parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ) ofertará um Curso de Defesa Pessoal para Mulheres, gratuitamente. Para dar início aos trabalhos, será realizada nesta sexta-feira (11), às 8h30, uma aula inaugural no Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV), localizado na Praça Almirante Coelho Net, nº 1 - Barris (em frente à Delegacia do Idoso). 

 

Serão 20 mulheres por turma, que receberão noções de primeiros socorros e defesa pessoal em quatro aulas. Nesse primeiro momento, participarão das atividades mulheres atendidas pelo Loreta Valadares, junto a amigas e familiares. Esse é o segundo ciclo de atividades desde 2013 - o primeiro ocorreu ano passado. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, na sede do centro de referência. Informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3611-6412 / 3235-4268.

 

 

 

 

Utilizando meios eletrônicos, a exemplo de celulares, tablets e computadores, moradores dos 160 bairros e das três ilhas de Salvador poderão, a partir desta terça-feira (08), escolher, via aplicativo, entre as 1,9 mil sugestões de obras sugeridas pela própria população para que sejam implementadas de forma célere pela Prefeitura. Ou seja, o cidadão poderá selecionar as intervenções que serão feitas no próprio bairro. O prefeito ACM Neto dará início à seleção nesta terça-feira, quando apresentará o aplicativo à imprensa, a partir das 9h30, no Palácio Thomé de Souza. 

 

A medida é resultado da segunda etapa do programa Ouvindo Nosso Bairro, iniciativa já realizada em 2015 com a adesão de 10 mil pessoas, que escolheram as intervenções por meio do voto presencial. A novidade para a edição 2017 é que a votação para seleção das obras será efetuada por meio de um aplicativo - também denominado Ouvindo Nosso Bairro -, que pode ser baixado nas principais lojas de Apps, Apple Store e Play Store.

 

A quantidade de indicações de obras e intervenções que foram inseridas para votação fez com que a data de lançamento do aplicativo fosse prorrogada para esta terça (08). As sugestões, que envolvem melhorias em calçamentos, praças, construção de novos equipamentos e outras intervenções, foram catalogadas por integrantes dos 10 conselhos comunitários das dez Prefeituras-Bairro. No dia 10 de junho, quase três mil sugestões foram analisadas de forma preliminar, para que fosse realizada uma seleção por meio de avaliação técnico-orçamentária.

 

"Isso é importante para que, quando um cidadão solicitar a construção de um campo ou de uma quadra em suas localidades, os técnicos possam avaliar a solicitação como viável ou inadequada. Por conta disso, são analisadas questões referentes ao espaço disponível ou algum outro entrave. Quanto à votação digital, a iniciativa vai possibilitar que o cidadão interaja ainda mais com o poder público, de forma a colaborar com as ações implementadas pela Prefeitura em seu bairro", destaca o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães.

 

A apuração terá início logo após o término do pleito digital, no dia 7 de setembro, e as intervenções começam assim que houver liberação orçamentária. O programa Ouvindo Nosso Bairro é um marco na gestão do prefeito ACM Neto, e atua ouvindo as principais demandas dos cidadãos para realização de obras de infraestrutura nas comunidades de Salvador.

 

 

 

Os prefeitos de Salvador, ACM Neto, e de São Paulo, João Dória Júnior, assinam nesta segunda-feira (07), às 18h30, no Palácio Thomé de Souza, protocolo de intenção com o objetivo de trocar experiências entre as gestões das duas cidades com foco na modernização da administração pública. As duas prefeituras apostam na inovação como forma de enfrentar a crise nacional promovendo a geração de emprego e renda, e o protocolo vai aproximar as duas gestões visando soluções comuns para resolver questões como a redução de despesas e a burocratização. 

Subcategorias