Terça-Feira , 12 Dezembro 2017

 

Salvador recebe o 3° Festival Náutico entre este sábado (02) e 13 de dezembro, trazendo cinco competições em diferentes modalidades aquáticas. O festival faz parte do calendário de eventos da cidade e tem o objetivo de desenvolver o setor náutico, fomentar o turismo e trazer emprego e renda para a região.

 

Quem abre a maratona de competições do Festival Náutico de Salvador é o 9° Rally Náutico da Bahia, que acontece neste sábado (02), com largada da Bahia Marina, às 10h. Competem neste evento lanchas e motos aquáticas, e a chegada será no Yacht Clube da Bahia (YCB).

 

Já no domingo (03), acontece a 7° Etapa do Circuito Baiano de SUP – Stand Up Paddle. Com saída do Porto da Barra e largada a partir das 8h. O circuito pode ser feito por atletas das modalidades Kids, Júnior, Race 12,6", Race14", Paddleboard, Race Amador e Fun Race. A expectativa é que 150 atletas participem desta competição.

 

Também neste dia será realizada a 2° Regata Cidade de Salvador. A regata será aberta a todos os barcos das classes Optimist, Laser, Dingue, Snipe e Windsurf, que farão um percurso exclusivo. Outro percurso será feito pelos competidores das classes Hobie Cat 16, 29er, Skipper 21 e HPE25. O horário programado para o sinal de atenção da regata será às 13h, em frente ao Porto da Barra.

 

No final de semana seguinte, acontecem mais duas competições. No sábado (9 de dezembro), será realizada a 3° Travessia Baía de Todos-os-Santos - Maratonas Aquáticas. Após a disputa de sete etapas do circuito Baiano de Maratonas Aquáticas, com provas de 3km a 5km, foram selecionados 110 nadadores para participação na Travessia.

 

São 14km de distância saindo da Praia de Gameleira, em Bom Despacho, com chegada no Porto da Barra. Cada atleta é acompanhando por uma embarcação e um guia. A saída está marcada para as 8h, com previsão de chegada dos primeiros colocados cerca de 2h30 após a largada.

 

A 5° Travessia Mar Grande/Yacht de Canoagem encerra as competições no dia 10 de dezembro (domingo), com saída da Praia de Jaburu, em Mar Grande, às 8h30, e remada até o Yacht Clube da Bahia, com uma distância de aproximadamente 10 km. Participam do evento praticantes de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana. As vagas são limitadas em 120 participantes.

 

Informações e inscrições para as competições podem ser feitas através do telefone 2105-9113. O Festival Náutico foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e conta com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.