Terça-Feira , 23 Julho 2019
0
0
0
s2sdefault

Devido à festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, feriado regional que integra o calendário de festas populares da capital baiana e que acontece nesta segunda-feira (8), na região do Comércio, as repartições da Prefeitura do Salvador estarão fechadas. No entanto, a população que estará presente nos festejos vai contar com diversos serviços oferecidos por órgãos municipais especialmente em apoio à celebração à padroeira da Bahia. CONCEICAO

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com um efetivo de 115 agentes de fiscalização no ordenamento dos ambulantes, que foram licenciados pelo órgão até a última quarta-feira (3). A iluminação também foi reforçada pelo órgão com a instalação de gambiarras e projetores no local do festejo e imediações.

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar no local duas ambulâncias do Samu – uma de suporte básico e outra de suporte avançado – para atendimento aos casos de emergência. Também estarão à disposição da população as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas nos Barris, San Martin, Periperi, Valéria e Itapuã, além das unidades de saúde 24h nos bairros de Pernambués, Imbuí, Tancredo Neves, Pau da Lima e Boca do Rio.

 

O esquema especial de limpeza, montado pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), vai envolver 68 profissionais entre agentes, motoristas, chefes de equipes e encarregados para os serviços de catação, varrição, coleta e lavagem. Serão beneficiadas as Praças Castro Alves e Cairu, ladeiras da Conceição, Montanha e Preguiça, avenidas Contorno, Miguel Calmon e adjacências. Foram disponibilizados um compactador, dois caminhões e quatro caminhões-pipas para auxiliar as atividades. Serão instalados, ainda, 30 sanitários químicos, sendo nove masculinos, 18 femininos e três infantis distribuídos nas ruas da Conceição, Miguel Calmon e na área posterior ao Mercado Modelo, além de dois sanitários climatizados ao lado do Mercado Modelo.

 

As ações de combate à publicidade irregular e atividade ilegal também serão realizadas na festa pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A autarquia também atuará na controle da poluição sonora tanto na região do Comércio como em diversos pontos da cidade, e as denúncias podem ser feitas por meio do telefone (71) 2201-6660. A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) estará presente para dar apoio às ações de órgãos como a Semop e a Transalvador, além de realizar ações de prevenção à violência e proteção ao patrimônio público.

 

Mudanças viárias - O trânsito também será modificado na localidade já a partir das 17h do domingo (7) até às 6h da terça-feira (9). Neste período, a Transalvador vai proibir a circulação e o estacionamento de veículos na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru. A mesma determinação deve ser seguida para as ruas Conceição da Praia, Don Macedo Costa (Ladeira da Conceição), Doutor Manoel Vitorino, Dionísio Martins, Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, entre as ruas Portugal e Miguel Calmon, Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont. Não será permitido estacionar também na Ladeira da Montanha.

  

Na segunda-feira (8), durante a procissão, haverá interdição progressiva, a partir das 10h30, na Rua Miguel Calmon, seguindo pela Rua da Espanha e Avenida da França, até o final do percurso. A opção de tráfego para veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, será a Rua da Bélgica, seguindo pela Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já os motoristas que saem da Contorno em direção à Cidade Alta terão como opção a Ladeira do Gabriel, seguindo pela Ladeira dos Aflitos.

 

Outros serviços – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) prosseguirá de prontidão no feriado, durante 24 horas, para atender a casos envolvendo a segurança civil dos cidadãos, a exemplo de ameaças de desabamento, rachaduras e deslizamento de terra. Qualquer situação desse tipo deve ser comunicada imediatamente, a qualquer hora do dia, através do telefone gratuito 199.

 

Para atender aos cidadãos que decidirem aproveitar o feriado na praia, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) estará presente em 36 postos fixos no trecho entre o Jardim de Alah e Aleluia, incluindo também os dois postos na Ilha de Maré. O serviço também contará com quatro postos volantes e funciona das 8 às 17h.

 

Celebração religiosa – Em comemoração aos 160 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, a festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Praia foi iniciada com uma novena no último dia 23, na Basílica Santuário Conceição da Praia – Santuário Mariano, no Comércio. Na segunda-feira (8), pontos altos dos festejos serão realizadas missas às 5h, 6h e 7h, com a celebração solene a ser realizada às 9h pelo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Às 10h30, será iniciada a procissão pelas ruas do Comércio. Outras missas serão realizadas às 12h, 14h, 15h30 e 18h. 

 

0
0
0
s2sdefault