Quinta-Feira , 19 Outubro 2017

 

O primeiro fim de semana do Pelourinho Dia e Noite, promovido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, movimentou o roteiro turístico e de lazer dos baianos. O Domingo Gastronômico - Culinária Baiana Original com Arte, que envolveu dezenove estabelecimentos entre restaurantes, sorveterias e cafés na localidade, já é um sucesso. Noventa porcento destes espaços excederam a capacidade de atendimento do público, o que demonstra a busca do soteropolitano por atrativos nas ruas históricas da capital.

 

De acordo com a titular da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, o resultado da aceitação da população neste primeiro fim de semana de atividades do programa foi positivo. “Minha avaliação vem dos comentários de envolvidos, artistas, técnicos, empresários e comunidade. A presença do público foi um sinal claro de que o soteropolitano aceitou com entusiasmo essa nova fase do Pelourinho Dia e Noite e passou a olhar com mais cuidado para o Centro Histórico”, analisou Pedroso.  

 

Além do festival gastronômico, o público que compareceu ao Pelourinho neste fim de semana ainda apreciou ações como a ação República dos Tambores, que ocorre também nesta semana no Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus. No sábado, a Orquestra da Câmara de Salvador (OCSal), regida pelo maestro Ângelo Rafael, recebeu o público na Igreja Nossa Senhora do Carmo para um ensaio de portas abertas. No domingo, a atividade ficou por conta do concerto que ocorreu na Igreja do São Francisco.   

 

Próximas atrações - Nesta terça-feira (10), ocorre o lançamento do "Viradão do Samba", que acontece na Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus, a partir das 19h, com shows dos grupos: Bambeia, Samba de Verdade e Botiquim. As apresentações encerram às 21h. E na quarta-feira (11) quem for ao Centro poderá conferir, a partir das 18h, a missa orquestrada na Igreja de São Domingos com o Maestro Fred Dantas. Mais cedo, às 17h, a orquestra ensaia de portas abertas para receber o público que vai acompanhar todo o processo preparatório dos músicos para a apresentação durante a missa.

 

Serão, no total, nove ações calendarizadas que promoverão 11 intervenções culturais semanais gratuitas, em logradouros públicos e com múltiplas linguagens. A programação segue até 31 de dezembro, e está disponível no site do projeto. O Pelourinho Dia e Noite integra o programa Salvador 360, através do qual a Prefeitura vai investir cerca de R$200 milhões em intervenções, programas de habitação, mobilidade, incentivos fiscais e equipamentos âncoras de transformação.