Segunda-Feira , 24 Setembro 2018
0
0
0
s2sdefault

Os moradores do IAPI vão poder realizar a castração gratuita de cães e gatos a partir desta semana. Isso porque o Castramóvel, serviço ofertado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ficará estacionado até o dia 6 de abril na Rua Conde de Porte Alegre, s/n - Largo do Tamarineiro - IAPI.

Somente nos dois primeiros meses de 2018, cerca de 800 cirurgias foram realizadas pelo Castramóvel. Segundo Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), quanto maior adesão à castração dos animais, maior o controle de doenças, da natalidade e combate a reprodução descontrolada dos animais. “A esterilização beneficia a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos”, enfatizou Carneiro.

Para realização do procedimento, o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar em período gestacional. É necessário comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica do animal. São distribuídas, diariamente, 100 fichas para atendimento, e cada pessoa pode levar até três animais.

0
0
0
s2sdefault