Quarta-Feira , 26 Setembro 2018
0
0
0
s2sdefault

Uma das demandas mais aguardadas pelos moradores da região de Cajazeiras, a Unidade de Saúde da Família Fazenda Grande III deverá ser entregue pela Prefeitura no primeiro trimestre de 2019. A ordem de serviço para a construção da estrutura, na Rua Demerval de Souza Gusmão, Quadra D do bairro, foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (21) e acompanhada com bastante expectativa pela comunidade. 

“Esse posto de saúde vai ser muito importante pra gente, porque nunca tivemos uma estrutura dessa aqui no bairro. Quando precisamos de atendimento, temos que ir para Cajazeiras X, Águas Claras ou Castelo Branco, que já têm as demandas dos moradores de lá”, relatou a dona de casa Maria Edna Lima, de 50 anos e há 12 deles residente no local. 

Desde 2013, a Prefeitura tem colocado a saúde como uma das prioridades no orçamento municipal, que saltou de 15,5% para mais de 20%. “É a realização de um sonho antigo da comunidade e que atenderá até 16 mil na Atenção Básica. Um dado interessante é de que o Distrito Sanitário de Cajazeiras, que há cinco anos e meio tinha pouco mais de 21% de cobertura da Atenção Básica, agora chegará a mais de 64% com essa USF. Ou seja, praticamente será triplicado o número de assistência à saúde”, salientou o prefeito. 

Além das unidades de saúde, a região de Cajazeiras também é a sede do primeiro Hospital Municipal de Salvador, construído pela administração municipal. “Um desafio que ainda temos que enfrentar é a ampliação do acesso da população a exames e consultas especializadas na rede municipal de saúde”, completou ACM Neto. 

Estrutura – O secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão, ressaltou que a USF Fazenda Grande III será construída em uma área de cerca de 540 m², com investimento de aproximadamente R$ 900 mil e que fortalecerá a rede de atenção básica no Distrito Sanitário Cajazeiras. As obras estão previstas para serem concluídas em oito meses. 

A nova unidade contará com 12 consultórios e quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. Na estrutura, o público contará com atendimento humanizado e qualificado, com serviços prestados nos programas de hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase, dentre outros procedimentos de promoção e proteção à saúde, como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais e distribuição de medicamentos.

 

0
0
0
s2sdefault