Terça-Feira , 23 Julho 2019
0
0
0
s2sdefault

Fotos: Valter Pontes - SECOM

Durante muitos anos, os moradores do Vale das Pedrinhas convivem com os alagamentos constantes e a proliferação de ratos e insetos, como baratas e mosquitos, nas imediações do canal do bairro. No entanto, a partir desta sexta-feira (8), a Prefeitura deu o pontapé para resolver esse problema histórico com o início das obras de urbanização na localidade. A assinatura da ordem de serviço para a intervenção foi assinada pela manhã pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, demais gestores, autoridades e população.

O prefeito relembrou o anúncio desta obra durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, em outubro do ano passado. “Este é um sonho de muitas décadas. A comunidade esperava a urbanização do canal, que é a porta de entrada do Vale das Pedrinhas. Mais de R$5 milhões serão investidos para ações como macrodrenagem, paisagismo e nova iluminação. É uma obra que tem duração prevista para seis meses e vamos correr para entregar essa intervenção no segundo semestre deste ano”, afirmou. ACM Neto salientou ainda que, devido à negativa do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em conceder a licença ambiental, a administração municipal teve que recorrer à Justiça para conseguir autorização para a intervenção.

Na primeira obra a ser iniciada como novo secretário da Seinfra, o vice-prefeito Bruno Reis ressaltou que a urbanização do canal do Vale das Pedrinhas inicia uma série de ações de requalificação de canais de Salvador a ser promovida pela Prefeitura. “Já estou me sentindo até um engenheiro. Deverão ser iniciadas, este ano, obras nos canais da Rua Cônego Pereira (Sete Portas), do Paraguari (Periperi) e do Sossego (Mata Escura) e outros 40 pequenos canais também passarão por intervenções”, informou.

Melhorias – Sob a responsabilidade da Seinfra, o canal do Vale das Pedrinhas será coberto em 250m com laje armada, o que dará um novo aspecto ao local e evitará que a população descarte material irregular na área – prática que prejudica a limpeza e contribui para os alagamentos. Também será realizada pavimentação em um trecho de 4.600 m².

Na superfície, será construída uma praça pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que terá, dentre outros itens, Academia de Saúde, parque infantil e ciclovia. Também será promovido ordenamento do comércio existente.

De acordo com o morador Washington Aleluia, as obras darão qualidade de vida para todos. “Será um presente. Quando chove a água aqui bate na altura da canela. Fora que, com o canal aberto, há um problema crônico não só de insetos, quanto de ratos”, ressaltou.

A vizinha de bairro Angelina Morais, de 75 anos, era só alegria com o início da ação de melhoria do canal. “Aqui era bonito, mas o pessoal foi destruindo ao longo do tempo. Há muito a gente aguardava por essa obra. Muito feliz com mais essa ação da Prefeitura, que já fez o posto de saúde que é uma maravilha pra gente”, falou, referindo-se ao Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, inaugurado em 2014.

 

0
0
0
s2sdefault