Terça-Feira , 23 Julho 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Max Haack - SECOM

Com sorriso no rosto e muita prosa compartilhada entre amigos, o gari Carlos de Aragão, de 59 anos, há 32 na profissão, comemorou o dia dedicado a ele, celebrado hoje (16), no tradicional churrasco promovido na sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), situada na BR-324. O clima foi mesmo de alegria. Alguns cantaram músicas autorais de forró, outros fizeram uma breve apresentação de capoeira e todos compartilhavam uma característica em comum: o amor à profissão.

“Me sinto bem trabalhando e tenho muito orgulho. Construí a minha casa e criei meus três filhos graças a esse ofício”, contou Aragão. De tanto amar o que faz, ele fez um pedido inusitado à esposa: “Já disse a ela que quando morrer quero que coloque a minha farda no caixão”.

Com menor tempo de serviço, mas igualmente dedicado, o também professor de capoeira Igor Reis, 39, deu um show com o berimbau. “O trabalho que eu faço nas ruas é também uma diversão, porque eu faço o que eu gosto”, contou o rapaz.

Presente no evento, o prefeito em exercício, Bruno Reis, parabenizou os trabalhadores e destacou a importância da profissão para a cidade. “Estar nas ruas da cidade todos os dias não é missão fácil. Atuar com todas as adversidades e fazer um trabalho de excelência como esse, que coloca Salvador como uma das cidades mais limpas do Brasil, é motivo de orgulho. Por isso, hoje é um dia de homenagem e de celebração”, afirmou.

A ação, realizada para valorizar os profissionais responsáveis pela limpeza das ruas, contou com um buffet completo de churrasco, além das apresentações artísticas, brincadeiras e sorteios de eletrodomésticos e celulares.

O presidente da Limpurb, Marcus Passos, lembrou que essa já é uma tradição. “É muito importante demonstrar toda a valorização e o respeito que temos por esses profissionais todos os anos. Até pouco tempo, os agentes de limpeza eram discriminados e tinham até vergonha de usar a farda. Hoje, existe o reconhecimento da população sobre a importância deles. Se a nossa cidade hoje está mais limpa, isso se deve também à dedicação deles. Por isso, nada mais justo que valorizar e demonstrar o nosso carinho”, disse.

Para realizar a limpeza das vias, a Limpurb conta, atualmente, com cerca de 5 mil agentes de limpeza, entre servidores e terceirizados. Além da coleta sistemática do lixo doméstico, empresarial, hospitalar e de espaços públicos, os profissionais atuam na remoção de entulho, varrição, lavagem das ruas, capinação e roçagem, dentre outras ações.

0
0
0
s2sdefault