Domingo , 08 Dezembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Bruno Concha - SECOM

Das 92 vigas dos viadutos que estão sendo construídos em frente ao Parque da Cidade, para as obras do primeiro trecho do BRT, 44 já foram lançadas pelo consórcio responsável pelas intervenções do modal de transporte. A ação representa um avanço de quase 50% desse serviço.

Essa imediação do Itaigara contará com dois viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade-Lucaia e outro na direção Parque da Cidade-Iguatemi. Ambas as estruturas serão fundamentais para destravar os gargalos de trânsito decorrentes do grande fluxo de veículos na região, principalmente em horários de pico.

A conclusão desses dois viadutos está prevista para dezembro. Até lá, ainda haverá algumas alterações no tráfego da região, em função da logística de lançamento de cada estrutura, segundo o Consórcio BRT. Mais um viaduto será erguido nas proximidades do Shopping da Bahia, também neste primeiro trecho dos corredores do BRT, que irá ligar as regiões do Parque da Cidade e do centro de compras, com 2,9km de extensão.

Na próxima quinta-feira (5), serão iniciados os lançamentos de mais vigas, desta vez para a construção do elevado na região do Walmart, que abrigará estação do BRT, via expressa para automóveis e ciclovia. Em outubro, serão lançadas as sustentações do elevado na região do Cidadela.

Sem semáforos – Os viadutos e elevados serão fundamentais porque possibilitarão a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT. Vale frisar que os elevados serão pontuais e erguidos para passar por cima de cruzamentos e dos semáforos que permanecerem, não sendo permanentes ao longo da via, como acontece com o traçado do metrô na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).

Com a implantação dos corredores do BRT, será possível, por exemplo, sair do final da Garibaldi (sentido Rio Vermelho), acessar uma das vias expressas e não passar por qualquer sinaleira até o início da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela). Além disso, o conceito das estações nos elevados vai facilitar a acessibilidade e a integração com os ônibus convencionais. Isso porque o cidadão terá acesso às estações sem precisar passar por passarelas, de forma mais segura, utilizando escadas, elevadores e rampas.

Alterações – A partir do dia 8 de setembro, a Avenida ACM passará por novas alterações de tráfego em razão do andamento das obras do BRT. As mudanças têm como objetivo a construção dos elevados que abrigarão a estação do BRT, nas imediações do supermercado Walmart.

O tráfego da via principal, no sentido Avenida Luís Viana (Paralela), será desviado a partir das imediações do supermercado Sam’s Club. Desta forma, os veículos provenientes da Avenida Juracy Magalhães deverão acessar a via marginal, voltando novamente à via principal logo após o Walmart.

No sentido Lucaia, neste mesmo trecho, serão realizados pequenos desvios. Já nas imediações do Lar Shopping, haverá um estreitamento da via, que passará de quatro para três faixas no sentido Lucaia, para permitir a construção do elevado que será implementado no local.

As mudanças na região também irão afetar o fluxo dos veículos que saem da Rua Cipreste, ao lado do Sam’s Club. O acesso à via principal no sentido Lucaia será interditado e os veículos deverão utilizar a via marginal, sentido Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), acessando a via principal logo após do Walmart, como os demais veículos que seguem na mesma direção. Para quem deseja ir no sentido Lucaia, a opção é permanecer na Rua da Alfazema e acessar a Avenida Paulo VI, saindo ao lado do Hiperposto.

0
0
0
s2sdefault