Sábado , 14 Dezembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Foto: Jefferson Peixoto

A semana das Crianças será recheada de agitação para os alunos da rede municipal de ensino. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Virgen De La Almudena, situado no Candeal, e as escolas municipais Doutor Eduardo Dotto, em Praia Grande; Pedro Veloso Gordilho, em São Cristóvão; e Filhos de Salomão, em Campinas de Pirajá, por exemplo, planejaram diversas atividades lúdicas para que os pequenos comemorem o Dia das Crianças da maneira que mais gostam: brincando. 

No CMEI Virgen De La Almudena, a diversão já começa na segunda-feira (7), com o desfile Liga do Bem. A proposta é que cada criança vista a fantasia do super-herói favorito para participar de um desfile na área de lazer da instituição. Na terça-feira (8), haverá uma discoteca para que todos caiam na dança. Na quarta-feira (9), as crianças vão participar do banho de piscina. Na quinta-feira (10), haverá um desfile voltado para os alunos e para os pais e, na sexta-feira (11), a programação será encerrada com brincadeiras no pula-pula. 

A programação da Escola Municipal Doutor Eduardo Dotto, em Praia Grande, também será diversificada devido ao 12 de outubro. Nos dias 7 e 8 haverá torneio de esportes e brincadeiras e, na quarta-feira (9), acontecerão gincanas e brincadeiras – todas essas atividades no segundo turno das aulas. Na quinta-feira (10), os alunos vão se dividir entre o banho de piscina, a confecção de pipas, a visita à biblioteca Sofia e demais brincadeiras. Na sexta-feira (11), haverá novamente o banho de piscina, cineminha nas salas de aula e premiações.

Na Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, os dias 7 e 8 serão dedicados às atividades em sala de aula com o professor. Nesse período, haverá aula no primeiro turno e atividades lúdicas no segundo. Na quarta-feira (9), os alunos vão assistir à peça teatral Princesa Dandara, na Biblioteca Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré. Na quinta-feira (10), haverá uma oficina de construção de pipa com um professor de artes e outro de educação física. 

A sexta-feira terá animação de palhaço, lanche especial e oficinas itinerantes, encerrando as atividades. As oficinas itinerantes serão de jogo da velha, quebra-cabeça, contação de história, brinquedos e jogos de tabuleiro. 

Brincando – A Escola Municipal Filhos de Salomão está com o projeto "Brincando eu aprendo", promovendo jogos, apresentação de animador, distribuição de brindes e lanche coletivo. A gincana começa na quinta (10) e vai até a sexta-feira (11) com brincadeiras de infância que ultrapassam gerações, a exemplo de amarelinha, passa anel, dentro e fora, cinco Marias, adoleta, chicotinho queimado, peteca, mímica, pega-pega, boca de forno, cabo de guerra, pular corda, pé de lata e muitas outras. 

O objetivo, segundo a diretora Sara Costa, é proporcionar interação e aprendizagem significativa. “Brincando, as crianças desenvolvem as capacidades motoras, sociais, culturais e de imaginação. Além disso, é por meio da brincadeira que os pequenos descobrem o mundo que os cerca e apropriam-se da cultura”, afirma.

0
0
0
s2sdefault