Sexta-Feira , 07 Agosto 2020
0
0
0
s2sdefault

Foto: Bruno Concha - SECOM

Com intuito de oferecer a melhor estrutura aos fiéis baianos e turistas que, na próxima quinta-feira (16), participam da Lavagem do Bonfim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), realiza uma série de serviços e melhorias em todo o percurso.

O percurso tem 8 km, iniciado no Comércio, na altura da Igreja da Conceição da Praia, até o Bonfim, na Colina Sagrada requalificada pela Prefeitura. A tradicional comemoração, que neste ano tem o tema "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção", deve atrair cerca de 2 milhões de pessoas percorrendo as ruas dos bairros do Comércio, Calçada, Roma, Monte Serrat, Boa Viagem e Bonfim.

Equipes da Seman estão espalhadas pelos 8 km realizando serviços de manutenção da malha viária, por meio da Operação Tapa-Buracos, e também promovendo reparos em calçadas públicas, o que proporciona segurança no tráfego dos pedestres por todo o cortejo. Além da melhoria asfáltica, estão sendo feitas podas das árvores e revisão do sistema de drenagem, com ações de limpeza, desobstrução e recuperação dos dispositivos em toda a região da Calçada, que vai desde o Túnel Américo Simas, passando pela Travessa do Pilar e Travessa Frederico Pontes.

De acordo com a Seman, o conjunto de melhorias contempla também as principais ruas de acesso para a Colina Sagrada, incluindo Barão de Cotegipe, Fernandes Vieira e Fernandes da Cunha, Rua Direta do Uruguai, Av. Jequitaia, Avenida Caminho de Areia e Avenidas Luiz Tarquínio e ainda nos logradouros de entorno.

Já a poda dos vegetais está sendo feita na região do Mercado do Peixe, em Água de Meninos, e na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma. A Seman assinala que têm sido observadas as necessidades de manutenção em todas as árvores do percurso e limpeza das palmáceas, desde a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Como parte das atividades que antecedem a festa, estão programadas as intervenções em árvores da Av. Dendezeiros, Rua da Imperatriz e na Península Itapagipana.

Limpurb - Para garantir a limpeza das vias, a Limpurb realiza uma operação de preparativos que foi iniciada na semana passada. São 200 agentes trabalhando diariamente nas principais vias e trechos de acesso ao percurso da festa, das 7h30 às 15h, até as vésperas do evento, dia 15. Na lista de serviços estão ações de roçagem, limpeza nas encostas, pintura de muretas, túneis e meio-fio, gancheamento, sacheamento e varrição, na região da Avenida Lafayete Coutinho, nas Ladeiras da Montanha e da Preguiça, Elevador Lacerda, escadaria da Preguiça, Via Expressa, Vale do Nazaré e de Mares até o Bonfim.

No dia 16, quando ocorre o evento, a Limpurb vai fazer a limpeza, coleta e lavagem das vias a partir das 17h, com um efetivo de 313 profissionais, que irão atuar da Conceição da Praia até os Mares. Para executar os serviços, serão utilizados nove compactadores, dez caminhões, dez pipas, entre caminhão e carreta, além de dez ônibus. Depois das 23h, uma nova equipe composta por 288 profissionais começa a atuar dos Mares até o Bonfim, com mais oito compactadores, oito caminhões e oito ônibus.

Sanitários químicos – Ao longo de todo o percurso serão instalados mais de 480 sanitários químicos para uso da população. “Nossas equipes entraram em campo desde o início do ano, cuidando da limpeza de todo o percurso e áreas de acesso à festa, para deixar tudo limpo para soteropolitanos e turistas que virão reverenciar essa que é uma das maiores festas religiosas da nossa cidade e do nosso estado”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

Obras não interferem - As obras do Caminho da Fé não ficarão prontas antes da Lavagem do Bonfim, mas as intervenções não vão atrapalhar a passagem dos fiéis, assegura a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável pela execução dos serviços. As obras já estão 70% prontas e devem ser concluídas após o Carnaval, conforme o cronograma. Quem for à lavagem poderá cumprir o percurso tradicional, saindo da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim, sem nenhuma alteração.

0
0
0
s2sdefault