Quinta-Feira , 16 Julho 2020
0
0
0
s2sdefault

Foto: Bruno Concha - SECOM

O Abrigo Dom Pedro II, em Piatã, também adotou medidas de prevenção ao coronavírus, a fim de priorizar a saúde dos 59 idosos assistidos na unidade. As ações envolvem desde a suspensão, por tempo indeterminado, de grupos de visitas que realizam projetos artísticos e sociais no espaço até o reforço da higienização dos funcionários, quartos e instalações. Os idosos também têm participado de bate-papos com médicos e enfermeiras sobre a doença e receberam orientações de cuidados, como manter o hábito constante de lavar as mãos.

“A visita das famílias acontece normalmente. Ao chegarem aqui, os visitantes recebem máscara e álcool em gel para aplicar nas mãos. O contato com os idosos é feito em ambiente aberto. No entanto, percebemos que alguns familiares estão até evitando vir aqui durante esse período de pandemia para evitar a proliferação da doença nesse público que faz parte do grupo de risco”, relata a coordenadora do abrigo, Valéria Souza.

Até mesmo as atividades lúdicas que movimentam o dia a dia da instituição têm acontecido diferente da forma rotineira. “Não estamos colocando idosos tão próximos um do outro e estamos seguindo orientações das autoridades de saúde e da equipe médica do abrigo”, acrescenta Valéria. Os velhinhos também estão impossibilitados de sair na rua, exceto em casos excepcionais.

“Devemos ter confiança e paciência. Esperamos em Deus que tudo se resolva logo. Não há motivo para desespero”, disse Margarida Marques, 99 anos. Outro abrigado no local, Antônio Lázaro, 72 anos, aprovou as medidas de precaução. “Acho ótimo e é para o nosso bem. Temos que prevenir antes de acontecer. Qualquer coisa que eu precisar comprar na rua, posso pedir para algum funcionário daqui ir sem problemas”, declarou.

0
0
0
s2sdefault