Segunda-Feira , 18 Janeiro 2021

O Laboratório de Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb) já está em pleno funcionamento. A unidade, localizada no Complexo Municipal de Vigilância em Saúde, na Vasco da Gama, especializada na análise e no monitoramento da qualidade da água para consumo humano, tem capacidade de receber 200 amostras por mês. Anteriormente, o trabalho era realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/BA), com a análise de 40 amostras mensais.

A capital baiana é a quarta localidade no país a operar um laboratório deste porte, para reforço das ações de vigilância à saúde e melhoria da qualidade de vida da população. O secretário da Saúde, Gilberto José, realizou uma visita à unidade para conhecer as instalações e o trabalho da equipe, e destacou a importância do laboratório no diagnóstico de contaminantes na água, gerando subsídios para a prevenção de doenças e preservação do meio ambiente.

A proposta é otimizar o monitoramento da qualidade da água, através da ampliação da área de cobertura e do total de amostras analisadas. Por isso, estima-se a expansão da capacidade para 2,4 mil análises/mês já no segundo quadrimestre do próximo ano.

Segundo o coordenador da Visamb, Lourenço Ricardo, o funcionamento do laboratório potencializa as ações preventivas, tanto no monitoramento de rotina, quanto nos grandes acontecimentos como o Carnaval, festas populares, congressos e até nas atividades conjuntas com outros órgãos, como a Operação Chuva, realizada pela Defesa Civil. O laboratório também poderá contribuir no monitoramento das atividades em grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, já que Salvador é uma cidade-sede. A expectativa é expandir o monitoramento e análise para outros contaminantes ambientais de interesse da saúde pública.