Segunda-Feira , 18 Janeiro 2021

Falta pouco mais de um mês para o início do carnaval de Salvador, e para deixar bem informados os cerca de 2 milhões de foliões que devem aportar na capital baiana entre os dias 16 e 21 de fevereiro, a Prefeitura de Salvador lança, nesta segunda-feira (9), o portal oficial do Carnaval todo repaginado.

Como o tema da festa momesca deste ano é "O País do Carnaval", em homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado, o portal, editado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), apresenta ícones que lembram os principais personagens de suas obras literárias. A novidade deste ano é que os foliões poderão compartilhar todo o conteúdo nas mídias sociais.

Os internautas poderão ainda receber informações, em tempo real, ao curtir e seguir a Fan Page no facebook e o twitter @carnaval_saltur. "Essas ferramentas possibilitam a sociedade ampliar os meios de interação como instrumento de participação popular. Todos poderão, em tempo real, acompanhar as novidades da maior festa popular do planeta", ressalta Claudio Tinoco.

O portal transmitirá ainda ao vivo, via Web TV, a folia em diversos pontos da cidade. Além disso, o site traz novas informações da história do carnaval, curiosidades, mais serviços, galeria de fotos, programação oficial dos blocos e trios, atrações e muito mais. O visitante poderá também votar na pré-seleção de um dos 12 candidatos a Rei Momo, ou mesmo acessar informações sobre o calendário oficial de eventos e festas populares e notícias sobre o carnaval.

Rei Momo - A partir desta segunda-feira (9) até o próximo dia 20 de janeiro, os foliões poderão votar em um dos pré-candidatos a Rei Momo. Ao todo, nove serão escolhidos pelo público, através exclusivamente do portal para participarem da segunda etapa, que acontece no dia 10 de fevereiro, em um evento especial na Praça Municipal. O concurso oficial do Rei Momo é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar).

De acordo com o presidente do ComCar, Fernando Boulhosa, o vencedor para comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta, deverá ter simpatia, animação, ritmo e espírito carnavalesco, ser comunicativo, além de se apresentar caracterizado para encarnar o personagem tradicional da folia momesca em 2012. "O Rei Momo é o grande símbolo do carnaval, que transmite alegria a todos. A entrega da chave da cidade é simbólica, mas ele firma um compromisso com a Prefeitura, Saltur, ComCar e Federação de passar sua alegria, simpatia e harmonia para que todos brinquem o carnaval em Salvador em paz", ressalta Boulhosa.

Segundo o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o vencedor do concurso, além de receber o prêmio de R$ 15 mil, receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito João Henrique, na Praça Thomé de Souza, no início da noite de quinta-feira (16 de fevereiro).