Sexta-Feira , 15 Novembro 2019
0
0
0
s2sdefault

O público poderá conferir, até sábado (21), no 1º piso do Shopping Center Lapa, a Feira Itinerante de Empreendedores Afrodescendentes, promovida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur). A feira reúne 12 artesões da organização governamental Cultuarte, que estão comercializando acessórios e objetos de decoração, produzidos com diferentes materiais e técnicas. Todos os trabalhos se inspiram em temas de origem africana.

 

Segundo a assessora técnica da Semur, Iama Silva, a feira, que acontece ao longo do ano em diferentes pontos da cidade, dá visibilidade aos produtos dos artesãos afrodescendentes. Este ano, o evento já foi realizado na Praça Thomé de Souza e na Faculdade FIB.  Esta última edição conta com a parceria do Center Lapa.

 

A artesã Neide Rego, que produz peças de bijuteria em macramê, participa das feiras itinerantes desde 2010. "São sempre importantes porque abrem espaço para que nós possamos mostrar nosso trabalho", afirmou Neide.

 

Há cerca de 20 anos, Mara Ruth Ramos faz flores coloridas, a partir de canutilhos de papel de jornal. O resultado é um trabalho que chama atenção do público, pela beleza das peças. Já o arte-educador e artesão Tulany Guerra levou para a feira os turbantes que produz e bonecas vestidas com trajes africanos.

 

Fundada em 2005, a ONG Cultuarte surgiu como resultado da I Feira de Empreendedores Afrodescendentes, realizada pela Semur em parceria com o Sebrae. A entidade tem objetivo de gerar ocupação e renda para os afrodescendentes. A sede está localizada na Rua das Laranjeiras, nº 48, próximo à saída do estacionamento do Pelourinho.

0
0
0
s2sdefault