Segunda-Feira , 16 Dezembro 2019
0
0
0
s2sdefault

Faltam dois dias para o início das oficinas da primeira edição do projeto Boca de Brasa, que será realizada no bairro de Plataforma.  E, para iniciar as aulas em grande estilo, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e diretor teatral, Fernando Guerreiro, irá bater um papo com todos os alunos em um encontro que irá acontecer nesta quarta-feira (23), às 16h, antes do início dos cursos.

Além disso, o cantor Saulo Fernandes irá ministrar a aula inaugural da oficina de Música Criativa, que acontecerá no Salão Paroquial do bairro, das 17h às 21h, após a interação com o gestor da FGM. As aulas seguintes serão ministradas pelo maestro, compositor, arranjador e professor de música Sérgio Souto.

Na oficina de Grafite, o artista Lee 27, representante da tradicional cultura baiana de Hip hop e destaque no cenário nordestino, irá compartilhar um pouco da sua experiência com os amantes da arte na região. Já o arte educador, coreógrafo e dançarino Ananias Break será o professor da oficina de Dança de Rua.

Com uma carreira caracterizada pela atuação como poeta, escritor, professor, performer, ativista político e cultural Alex Simões irá ensinar na oficina de Criação Literária. O roteirista, dramaturgo e diretor artístico Elísio Lopes Jr. será o mestre da oficina de Direção Artística e Gestão de Grupos. E quem quiser aprender a elaborar e gerenciar um bom projeto cultural poderá conferir as aulas da especialista em Produção Cultural e Mídias e Gestão Cultural Carolina Dantas, que será a professora da oficina de Produção Executiva e Elaboração de Projetos.

 

No domingo (27), o resultado artístico das oficinas realizadas será apresentado em um palco móvel a ser instalado na Praça São Braz, com acesso livre para toda comunidade.

 

As ações têm como principais objetivos incentivar as manifestações artísticas e culturais oriundas do bairro e adjacências, qualificar os atores culturais e fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor cultural da região. “Estou certo de que é nos bairros periféricos que está o poder de renovação da área cultural de Salvador. Vamos intensificar a nossa atuação nessas áreas e trabalhar para consolidar a cidadania de toda população soteropolitana”, afirmou Fernando Guerreiro.

 

Neste ano está prevista a realização de mais duas edições do projeto nos bairros de Cajazeiras (06 a 10/11) e Boca do Rio (04 a 08/12).

Programação:

Oficina de Produção Executiva e Elaboração de Projetos       
Data: 23 a 25/10, das 16h às 21h       
Local: Sala 1 do Centro Cultural de Plataforma                  
Professora: Carolina Dantas       

A proposta é discutir o projeto cultural como um processo técnico, conceitual e criativo, com foco na sua estrutura geral de apresentação, considerando etapas, como cronograma e orçamento. Também serão abordados temas, como contrapartida social, inscrições em leis de incentivo, editais de empresas e fundos de cultura, bem como o projeto executivo (texto, cotas de apoio/patrocínio e contrapartidas de marketing), a “hora de realizar” e o papel do produtor da pré à pós-produção.   

Oficina de Direção Artística e Gestão de Grupos          
Data:
 23 a 25/10, das 16h às 21h.      
Local: Associação de Moradores de Plataforma (Ampla)  
Professor: Elísio Lopes Jr.  

As aulas visam a identificar a diferença entre criação e gestão e aspectos da direção artística (prática de ensaio,  jogos criativos para autores, atores e diretores e prática de método de ensaio para teatro). Além disso, será discutido o conceito e a prática de estéticas próprias, baseados em estudos de grupos e seus referenciais estéticos, buscando caminhos para a sobrevivência de equipes.       

Oficina de Música Criativa 
Data:
 23 a 26/10, das 17h às 21h       
Local: Salão Paroquial de Plataforma         
Professores: Saulo Fernandes (aula inaugural) e Sérgio Souto 

 

Os encontros buscam promover trocas de conhecimentos e experiências e realizar atividades de iniciação e/ou qualificação em música.

Oficina de Grafite     
Data:
 23 a 25/10, das 16h às 21h       
Local: Área externa do Centro Cultural de Plataforma       
Professor: Lee 27   

Tem como principais objetivos apresentar aos alunos o mundo do grafite e da cultura Hip hop, com foco no universo baiano. Além disso, serão desenvolvidas atividades que incentivem o desenvolvimento da coordenação motora, a criação de letras e personagens e a organização de mural.   


Oficina de Dança de Rua    
Data: 23 a 26/10, das 17h às 21h       
Local: Sala de Dança do Centro Cultural de Plataforma    
Professor: Ananias Break  

Através de métodos teóricos e práticos, serão ensinadas técnicas e fundamentos básicos da dança nas modalidades Popping e Breaking (ritmos e expressão corporal), bem como a história da dança de rua através da exibição de filmes e slides. Além disso, será incentivada a reflexão sobre a dança.  

Oficina de Criação Literária (poesia, prosa, dramaturgia, roteiro)      
Data: 23 a 25/10, das 16h às 21h       
Local: Sala de Leitura do Centro Cultural de Plataforma    
Professor: Alex Simões  

  

Partindo do repertório da música popular brasileira e de ritmos mais contemporâneos, como o rap e o funk, as aulas irão mostrar como as noções de verso, ritmo, metro, esquemas rímicos, etc estão presentes na poesia e na música popular e como eles se complementam para a renovação dessas linguagens. Também serão discutidos conceitos básicos para a apreciação da poesia e da letra musical e, ao final do curso, vai ser promovido um sarau performático sobre o repertório trabalhado na oficina, com a produção dos alunos.

Mostra Pública dos resultados Artísticos das Oficinas            
Data: 27/10, das 17h às 21h   
Local: Palco móvel instalado na Praça São Braz.

0
0
0
s2sdefault