Sexta-Feira , 23 Junho 2017

A Guarda Civil Municipal (GCM) normatizou a emissão da Carteira de Identificação Funcional (CIF) para os agentes, em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (11). A nova carteira funcional contará com mais de 20 itens de segurança, dificultando a possibilidade de falsificação com a inserção de itens como marca d'água, infravermelho, relevos e QR Code, além de outros itens que fazem parte do pacote de segurança. A previsão é de que até o fim desse semestre, todos os agentes estejam com o novo documento de identificação.

Segundo o inspetor-geral da Guarda Civil Municipal João Neto, existe a possibilidade de ampliar toda essa plataforma para as demais guardas do estado da Bahia. “Estamos pensando em realizar um grande seminário com todos os comandantes das guardas civis da Bahia para que, além de possibilitarmos maior integração entre as forças, possamos trocar experiências e compartilhar procedimentos já utilizados em nosso dia a dia”, pontuou.

Para o guarda civil e secretário-geral da Federação Baiana de Guardas Municipais (Febaguam), Alan Braga, a criação e padronização de um documento de identificação seria um grande passo para outras possibilidades. “A partir de uma ação como essa, seriam ampliadas as trocas de experiências e, com isso padronizações de procedimentos administrativos e operacionais, garantindo um atendimento mais especializado à população de maneira geral”, relatou Braga.