Quinta-Feira , 19 Outubro 2017

A Prefeitura manterá os serviços essenciais de segurança, saúde, limpeza e ordenamento do trânsito durante o feriado de Tiradentes, comemorado nesta sexta-feira (21), e no restante do final de semana prolongado.

Segurança – No feriado, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prosseguem com ações rotineiras de apoio aos órgãos públicos, patrulhamento preventivo, proteção do patrimônio público e orientação a soteropolitanos e turistas.

Cultura – Os equipamentos turísticos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) também terão funcionamento durante o feriado de Tiradentes, além do sábado (22) e domingo (23). Soteropolitanos e turistas poderão realizar um passeio histórico pelos fortes de Santa Maria e São Diogo, na Barra, das 11h às 19h, ou na Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, das 10h às 17h.

Mercados – Os mercados municipais gerenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), como os localizados em Cajazeiras, Itapuã e Periperi, funcionarão de 7h até 13h nesta sexta-feira (21). No sábado (22), todos os estabelecimentos voltam a funcionar normalmente, entre os horários de 6h às 18h. E no domingo (23), todos os mercados municipais estarão abertos das 6h até 13h.

Trânsito – Os serviços de monitoramento do trânsito e fiscalização, realizados pela Transalvador, ocorrem de forma ininterrupta. A partir desta sexta-feira (21), 75 agentes serão distribuídos pela cidade. Os agentes estarão atentos aos locais onde haverá maior movimento de veículos como Rodoviária, ferry boat e em acessos de saída da cidade via Avenida Paralela. Além disso, o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) continuará atendendo às demandas e reclamações de estacionamento irregular. Já o Setor de Liberação de Veículos só funcionará no sábado (22), das 8h30 às 12h e das 14h às 16h.

Saúde – Nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e cinco postos de urgência e emergência funcionarão normalmente. As UPAs que funcionam estão em Itapuã, na Rua Hélio Machado; Periperi, nas Rua das Pedrinhas; Valéria, na Rua do Lavrador; San Martin, na Rua do Forno; Barris, na rotatória do Vale dos Barris; São Cristóvão, na Rua Marcos Moreira Solder; Brotas, na Rua Jardim Madalena; Paripe, na Avenida São Luís; e Pirajá, na Rua Direta do Santo Inácio.

Os postos que atendem à população em regime de 24h são: Maria Conceição Imbassahy Menezes, localizado na rua Marquês de Maricá, no Pau Miúdo; Edson Barbosa, na Avenida Hilda, em Pernambués; São Marcos, na Rua do Campo, em São Marcos; e na unidade Rodrigo Argolo, que fica na Rua Pernambuco, em Tancredo Neves.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) atuará com coleta normal durante o feriadão.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) vai atuar no perímetro entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (na divisa com Lauro de Freitas) com 36 postos montados na faixa de areia, quatro postos volantes e cerca de 80 agentes que estarão orientando os banhistas.

SIMM e Prefeituras-Bairro – A sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de obra (SIMM), no Comércio, não funcionará no feriado e no final de semana, assim como os postos das Prefeituras-Bairro espalhados pela cidade.