Quinta-Feira , 21 Setembro 2017

 

A Casa do Benin, administrada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, vai promover uma programação especial e gratuita dentro da 15ª Semana Nacional de Museus. As atividades fazem alusão ao Dia Internacional de Museus, celebrado dia 18 de maio. A abertura oficial será nesta terça-feira (16), às 18h, com a exposição fotográfica "Os brasileiros no Benin", que traz painéis com fotos e textos de Milton Guran. A visitação, gratuita, acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 30 de junho. 

 

No mesmo dia, serão realizadas ainda duas apresentações, a partir das 18h30. Uma delas é o musical de cânticos de origem Ewe-Fon entoado pelos Alabés do terreiro Kwe Vodun Zo. A outra atração é a aula inaugural de capoeira realizada pelo grupo Gangara.

 

Na quinta-feira (18), a professora Régia Ribeiro ministra a oficina de artes visuais com uma releitura das Tapeçarias Ideográficas do Benin. A atividade visa inciar as crianças na linguagem das artes visuais. A ação educativa acontece das 14h às 16h. Já a arte gastronômica ganha espaço na sexta-feira (19), das 15h às 17h, com a Oficina de Culinária Beninense. Realizada pela chef de cozinha Ana Célia, a aula trabalhará o doce de goiaba e a cocada.

 

Mobilização – A Semana Nacional de Museus é um projeto promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e envolve a participação de mais de mil museus em todo país. Os espaços oferecem 3 mil atividades especiais ao público, dentre apresentações musicais, oficinas e palestras. A programação completa poderá ser consultada no site www.guiadaprogramacao.museus.gov.br.