Quinta-Feira , 21 Setembro 2017

A Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (18), duas ações em virtude do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades ocorrem pela manhã, na Praça Municipal, e no período da tarde, na Estação da Lapa, e são promovidas, respectivamente, pelas secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O objetivo é conscientizar a população acerca desse crime, além de disseminar formas de denunciar e enfrentar o problema.

Entre 9h e 12h, agentes da Semps farão abordagens visando sensibilizar a população que passar pela Praça Municipal, com apresentações culturais de grupos de capoeira, dança, e teatro de fantoches. Além disso, haverá distribuição de material informativo sobre violência sexual e as formas de denúncia, divulgação da rede de apoio e orientações fornecidas pela equipe técnica dos os Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), que prestam assistência às vítimas.

Em Salvador, no ano de 2016, os Creas realizaram o acompanhamento de 31 vítimas de violação sexual e suas famílias. Do total, foram 19 crianças (14 meninas e cinco meninos) e 12 adolescentes (oito do sexo feminino e quatro do sexo masculino). Até o mês de março deste ano, já estão sendo acompanhadas sete adolescentes do sexo feminino e suas famílias.

Na Bahia, no mesmo ano, foram registrados 1.760 casos de abuso sexual e 182 de exploração envolvendo crianças e adolescentes. O meio mais eficaz de denúncia é do Disque 100. Em todo o país, foram registradas cerca de 398 denúncias de casos de violações por dia – um total de 145.428 registros anuais.

Outros pontos - Além da Praça Municipal, a Semps realiza ações pontuais em sete Creas localizados nos bairros da Boca da Mata, Bonocô, Cabula, Curuzu, Fazenda Coutos, Garcia e Itacaranha. Na Estação da Lapa, funcionários da SPMJ promovem, a partir das 16h, a distribuição de materiais informativos para alertar à população sobre a importância da proteção dos jovens para que não se tornem os próximos alvos desta prática. A ação terá apresentação da Banda da Guarda Municipal e da Orquestra Neojibá.