Sábado , 20 Outubro 2018
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), realizou, nesta quarta-feira (16), uma festa para celebrar o Dia do Gari na Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Assalba), em Itapuã. A data celebra o dia do profissional responsável pela limpeza das ruas, coleta de lixo, manutenção e organização de toda cidade.

A ação é uma forma de valorizar a atuação destes profissionais, uma vez que reflete diretamente na saúde e qualidade de vida da população soteropolitana. A celebração, voltada para os agentes de limpeza, diretoria e demais empregados da Limpurb, teve um grande almoço, música ao vivo, seguido de jogos e sorteio de brindes como televisão, bicicletas, smartphones, entre outros.

"Estamos fazendo uma singela homenagem a esses guerreiros porque eles fazem um grande esforço para manter a cidade limpa. É um trabalho muito árduo, muitas vezes as pessoas não conseguem enxergar, mas é de extrema utilidade", reconhece o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira.

Orgulho - Mesmo estando perto de se aposentar, Crispim Conceição, que trabalha como gari há 34 anos, disse que tem muito orgulho da profissão que ele escolheu. “A Limpurb foi o meu primeiro emprego. É um trabalho que garante não só o nosso bem estar, mas também o da população, porque contribuímos para a limpeza da cidade. Amo o que eu faço, consegui criar os meus filhos, e é esse trabalho que me dá dignidade", conta.

"Me sinto como um agente de transformação porque conseguimos colocar os locais em ordem, deixar tudo mais arrumado. Para mim, isso é gratificante, principalmente quando as pessoas reconhecem que o nosso trabalho vai além de deixar as ruas limpas, sendo um ato de cidadania", pontua Reginaldo dos Santos, agente de limpeza da Limpurb há 30 anos.

Para realizar a limpeza das vias, o órgão conta com mais de 3,4 mil agentes, entre servidores da Limpurb e de empresas terceirizadas. Além da coleta sistemática do lixo doméstico, empresarial, hospitalar e de espaços públicos, os profissionais atuam ainda na remoção de entulho, varrição, lavagem das ruas, capinação e roçagem, dentre outras ações. Salvador produz uma média de 5 mil toneladas por dia, sendo 2,7 mil toneladas de resíduos domiciliares e o restante de entulho.

0
0
0
s2sdefault