Segunda-Feira , 10 Dezembro 2018
0
0
0
s2sdefault

Foi lançada nesta segunda-feira (09) a chamada temática Cidade Sustentável, a terceira do Edital de Inovação para a Indústria. Os projetos inscritos devem propor soluções para os desafios urbanos na área de sustentabilidade, atendendo ao objetivo de tornar Salvador uma cidade referência no tema. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Sebrae, Senai Cimatec e o grupo Civil.

A oportunidade é voltada para micro e pequenas empresas, startups e microempreendedores individuais (MEIs). Até dez equipes serão selecionadas para desenvolver os projetos, e cada uma delas poderá receber financiamento de até R$150 mil. Desse total, R$ 50 mil é destinado para bolsas de estudo para os profissionais e o restante será utilizado para a execução das ideias.

As inscrições vão até 12 de agosto. O resultado será divulgado no mesmo mês, dia 31. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição - disponível na plataforma http://bit.ly/editalcidadesustentavel -, e enviar um vídeo de até 3 minutos do tipo Elevador Pitch (uma apresentação sucinta e efetiva), apresentando o grupo e o projeto, além um Canvas da Proposta de Valor (uma ferramenta de planejamento estratégico), que ajuda a entender a relevância da solução.

Desafios - As propostas elaboradas pelas equipes devem atender a temas como monitoramento e licenciamento ambiental, urbanismo integrado - promovendo o melhor aproveitamento dos espaços públicos e o aumento de áreas verdes -, saneamento ambiental, construções sustentáveis, energias renováveis e mobilidade urbana.

Durante o processo de desenvolvimento das ideias selecionadas, os grupos terão a chance de realizar provas de conceito, passando pelas etapas de validação, prototipação e testes em ambientes relevantes.

Em andamento - Duas chamadas temáticas já foram lançadas pela Prefeitura: Cidade Inteligente e Cidade Resiliente. Juntas, as duas tiveram 95 propostas inscritas. Atualmente, nove startups participam da etapa de prototipação da primeira chamada, enquanto há cinco equipes desenvolvendo projetos para a segunda.

0
0
0
s2sdefault