Segunda-Feira , 12 Novembro 2018

A Casa do Benin será palco, no próximo domingo (16), de um Ajeum Especial para receber o Cinema na Praça, que exibirá às 18h o episódio “Iyabassé – A Cozinheira”, dentro da série Saberes Passados. A personagem central é justamente a chef Ana Célia, que comanda as edições do Ajeum do Benin e que, no vídeo, conta os segredos das comidas no Banquete dos Orixás e como essa generosa filha de Oxum vive cercada de aprendizes que a consideram como mãe.

Em seguida, acontece uma edição especial do Ajeum, quando, durante bate-papo, será servido um caruru feito por essa cozinheira de mãos divinas para o público presente. A Casa do Benin funciona na Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, e a atividade é gratuita.

Série – A cada domingo é apresentado um episódio do Saberes Passados, seguido de bate-papo, nas imediações onde foram as gravações foram realizadas. O objetivo do projeto é levar até essas comunidades o resultado do trabalho realizado pela produção da série. A próxima edição acontece no dia 23 deste mês, às 18h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Na ocasião, será exibido o episódio “Akorin - O Cantor”, com Matheus Aleluia, onde ele revela a presença sagrada do candomblé na própria obra musical.

A série retrata a relação entre mestre e aprendiz na preservação da ancestralidade e perpetuação das manifestações culturais afro-brasileiras em Salvador, que são de grande relevância para o país. Através de quatro personagens, sinaliza a importância da oralidade na relação entre quem ensina e quem aprende para que a tradição torne-se um legado.

Tudo gira em torno dos conhecimentos de quatro personagens, abordando os “saberes do ferro e dos metais”, os “saberes das comidas”, os “saberes da mata e da madeira” na confecção dos instrumentos da capoeira, e os “saberes da música”. A obra é dirigida e roteirizada por Ducca Rios, realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, com financiamento do Edital Arte na TV, da FGM em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).