Sexta-Feira , 16 Novembro 2018
0
0
0
s2sdefault

Um novo ciclo de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, através da campanha Outubro Rosa, terá início nos próximos dias em Salvador. A Prefeitura montou uma programação especial voltada ao público feminino, que vai tratar da temática através da realização de diversas ações que seguirão durante todo o mês. As atividades ocorrem por meio da Secretaria de Políticas Para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A abertura oficial da campanha ocorrerá na próxima quarta-feira (10), às 14h, no Parque da Cidade, onde haverá uma palestra seguida de depoimentos de mulheres que foram acometidas pela doença, distribuição de laços alusivos à campanha, apresentação da banda da Guarda Civil Municipal (GCM) e ainda um bate-papo para tirar dúvidas sobre prevenção e tratamento.

Antes mesmo da abertura oficial, na segunda-feira (08), interessadas já poderão comparecer à Sala Rosa, situada no Shopping Center Lapa, das 9h às 21h, para garantir cuidados com a saúde feminina, como aferir a pressão arterial, obter orientação nutricional e ainda participar de conversas sobre cuidados com as mamas. A Sala Rosa funcionará até a próxima quinta-feira (11).

Dias de mobilização - Haverá também nesta edição da campanha dois dias de mobilização e combate ao câncer de mama. O primeiro ato está previsto para o dia 15. No Elevador Lacerda, um dos monumentos mais representativos de Salvador, agentes da Guarda Civil descerão de rappel o monumento fixando uma faixa na cor rosa medindo 40 metros de comprimento. Haverá ainda distribuição de lacinhos, apresentação da banda da Guarda e a liberação, no ar, de 150 balões rosa inflados com gás hélio. As atividades estão previstas para ocorrer das 16h às 18h.

No dia 21 de outubro, haverá mais uma grande mobilização, desta vez no Dique do Tororó, onde aproximadamente 2 mil pessoas devem se reunir para o já tradicional passeio ciclístico Salvador Vai de Bike. Haverá ainda caminhada e uma feira de serviços integrando diversos parceiros do município.

Descentralizando a campanha - O projeto SPMJ Itinerante vai realizar seis palestras em pontos diferentes da cidade, levando informação a mulheres de todas as áreas da capital baiana. As atividades vão passar nos bairros Jardim Nova Esperança, Pau da Lima, Calabetão, Mussurunga, Garcia e na localidade do Barris (Centro).

Empreendedorismo - Investindo no potencial feminino, a campanha também vai estimular a independência financeira das mulheres através de edições de workshops voltados à gastronomia. A atividade, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem foco no incentivo ao empreendedorismo feminino.

Através da parceria, serão ofertadas oficinas de crepes doces e salgados, sequilhos, tortas salgadas, saladas fitness e salgados comerciais. As aulas serão realizadas no Centro de Referencia de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV) – localizado na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, Barris; e no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, situado na Rua Lélis Piedade, na Ribeira.

Orientação - Mas a programação também seguirá intensa com a realização do Mutirão da Mama, que terá início no próximo dia 17 com um consultório médico para atender as mulheres que passarem pela Estação da Lapa. O atendimento seguirá todos os dias úteis até 31 de outubro.

0
0
0
s2sdefault