Segunda-Feira , 19 Novembro 2018

As comunidades da Avenida Gal Costa, São Marcos e Vila de Pituaçu terão muito o que comemorar. A ordem de serviço para construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Gal Costa, reivindicação antiga dos moradores da região, será assinada nesta terça-feira (6), às 9h30, na Avenida Gal Costa, 3300, em São Marcos (acesso pelo Shopping Ponto Alto, imediações do Centro Esportivo Gal Costa). Estarão presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão.

Com capacidade para atender cerca de 460 pessoas por dia, a USF contará com a atuação de quatro equipes de Saúde da Família e quatro grupos de Saúde Bucal. Aproximadamente 16 mil pessoas cadastradas no programa serão beneficiadas pela nova estrutura municipal.

Além do atendimento médico, enfermagem e odontológico, a unidade oferecerá serviços de atenção integral ao recém-nascido, criança, adolescente, homem, mulher e idoso. Entre as prioridades da USF estão os serviços de Atenção Primária à Saúde nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A USF vai dispor, ainda, de serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário. Dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão Sistema Único de Saúde (SUS) também integram a lista.

O montante investido será de aproximadamente R$ 77,3 mil. A nova unidade demostra um incremento significativo na Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário de Pau da Lima. Em dezembro de 2012, a cobertura era de 8,53% e, em dezembro de 2016, alcançou 37,9% - crescimento de aproximadamente 440% nos serviços de saúde municipais daquela localidade.