Domingo , 20 Janeiro 2019
0
0
0
s2sdefault

Presente no Calendário de Eventos de Salvador, a Festa de Reis (6 de janeiro), que acontece na Lapinha, terá esquema especial de trânsito e transporte montado pela Prefeitura para este fim de semana. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará alterações temporárias no trânsito do bairro da Liberdade, a partir das 17h do sábado e domingo (dias 5 e 6), nas seguintes vias: Estrada da Liberdade (trecho entre a Rua Pero Vaz e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima e Rua Emídio dos Santos (trecho entre a Rua São José de Cima e o IFBA).

Também haverá desvios nos tráfegos das seguintes vias: Estrada da Liberdade / Rua Pero Vaz e Rua Emídio dos Santos / Rua dos Perdões. Os moradores da região terão acesso ao local mediante a comprovação de endereço por meio de contas de telefone, água, ou, energia elétrica.

Os condutores que circulam na região terão as seguintes opções durante o período de interdição. Quem segue da Liberdade para o Centro pode optar pela Rua Pero Vaz, em seguida Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes e Baixa de Quintas (Rua General Argolo / Estrada da Rainha). E quem trafega do Centro sentido Liberdade pode seguir pela Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões e Rua Vital Rêgo (acesso à direita pela Ladeira da Água Brusca ou acesso à esquerda pelo Barbalho/Nazaré/Baixa de Quintas).

Ônibus – Os ônibus que trafegam pela região terão o itinerário alterado conforme as interdições realizadas pela Transalvador. Os veículos seguirão os roteiros conforme as opções de percursos indicadas pelo órgão de trânsito.

A festa – Trazido pelos portugueses para o Brasil, o reisado marca o fim do ciclo de festas natalinas, sendo dedicado aos três reis magos que foram visitar Jesus logo após nascido. Iniciada por um tríduo preparatório, a celebração tem o seu ápice no dia 5 de janeiro com o desfile dos Ternos de Reis. Devidamente fantasiados e armados, fazendo representações dos reis magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população presente no Largo da Lapinha e arredores.

0
0
0
s2sdefault