Segunda-Feira , 14 Outubro 2019
0
0
0
s2sdefault

Um dia inteiro de brincadeiras, esporte, diversão e também muita reflexão. No Dia das Crianças, neste sábado (12), será realizado o Festival Criançada, que integra a programação da Feira Criativa, promovida pela Prefeitura por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Uma das ações mais engajadas é a Feira de Troca de Brinquedos, que será montada na Praça da Inglaterra, das 10h às 12h. 

A atividade é organizada por mães, pais, artistas, ativistas e educadores em resposta ao chamado do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, ONG de São Paulo, que traz para os pais e crianças a ideia da redução do consumo e da reutilização de brinquedos trocados. A Feira Criativa é uma iniciativa da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e se estende por todo o fim de semana, no Comércio. 

A Feira de Troca de Brinquedos é uma ação de mobilização e tem como objetivo gerar reflexão sobre o consumismo, além de possibilitar que a criança dê um novo significado para os seus próprios brinquedos. Para a fundadora do Movimento Infância Livre de Consumismo e uma das organizadoras do evento, Mariana Sá, a iniciativa trabalha várias questões importantes na infância. 

“Com a proximidade do Dia das Crianças existe um apelo muito grande ao consumismo. A ideia é tirar o foco do ‘comprar’ e apresentar alternativas aos pais e à garotada. O que é essencial para cada criança? Se as vitrines falam em comprar, nós falamos em trocar”, ressalta Mariana. 

As famílias que se interessarem devem retirar os brinquedos do baú e se dirigir ao lugar do evento, onde três equipes de mediadores prestarão assistência e acompanharão as trocas. O ideal é que os brinquedos estejam em boas condições e que os pais não participem da negociação. Também podem ser levados livros infantis e revistas para troca, além de toalha e esteira para expor os itens e sentar-se. “Nosso intuito é fazer com que os brinquedos circulem nas mãos de outras crianças. Vamos trocar, brincar e, de quebra, celebrar”, continua a coordenadora. 

Feira Criativa – Depois do sucesso no Festival da Primavera deste ano, a Feira Criativa volta ao Comércio neste fim de semana e, no sábado, a programação gratuita é totalmente voltada para a criançada. Dentre as demais atrações estão jogos, desfile, piquenique, yoga, cineminha e apresentações artísticas e musicais. Confira: 

10h - Brinquedos infláveis, jogos do interior e jogos de tabuleiro

10h - Circuito de Minibike

10h às 12h – Feira de Troca de Brinquedos

10h – Yoga para crianças

10h às 13h – Brincantes com Cabriola

11h – Coral Infantil da Aeronáutica

12h – Piquenique com Oficina de Gastronomia Saudável

13h – DJ Nataly (músicas infantis)

15h - Pintura Artística

15h – Desfile com Personagens Circenses (Companhia Kika Tocchetto)

16h – Grupo de Musicalização e Teatro de Bonecos

16h30 – Cineminha Infantil

17h – Show do Grupo Playgrude

18h – Show do Grupo Corrupio

0
0
0
s2sdefault