Quinta-Feira , 28 Maio 2020
0
0
0
s2sdefault

A edição 2020 do Furdunço, promovido pela Prefeitura neste domingo (16), a partir das 15h, será marcada não apenas pela manifestação espontânea popular, mas pelo retorno do icônico trio Navio Pirata sob o comando da BaianaSystem. O grupo volta ao segundo dia de pré-Carnaval depois de um ano sem se apresentar na festa e é uma das atrações mais aguardadas pelo público.

O retorno do trio, que carrega uma simbologia importante para os fãs, é apenas uma das novidades que a Baiana trará para a folia deste ano. A banda irá celebrar, tanto no Furdunço como em duas outras apresentações durante a folia carnavalesca, os 70 anos do trio elétrico. Em função da comemoração, a banda lançou, em todas as plataformas digitais, uma canção com participação da banda Armandinho, Dodô e Osmar.

Para Roberto Barreto, que comanda a guitarra baiana no grupo, a expectativa de encontrar o público é muito grande porque eles compartilham de uma energia única. “O que move esse pensamento de um Carnaval mais participativo e o motivo que deu origem a essa manifestação espontânea é um trio menor e sem cordas que traz esse espírito. Traz uma nova postura de segurança e respeito. Quem segue a gente sabe que pode levar criança, as mulheres sabem que podem ficar à vontade, porque se tem respeito por todo mundo”, comenta.

A ideia é de compartilhar valores como amor e respeito ao próximo. Segundo Barreto, é o que faz o público da banda ser tão intenso e ao mesmo tempo diferenciado. “Mesmo sendo Carnaval, uma festa com muita gente junta, uma festa de euforia, não se transforma em outro tipo de energia e nem nas mazelas que a gente conhece. É isso que motiva quem vai, é uma festa de boas energias”, detalha.

Tema – O Navio Pirata traz para a folia um conceito forte e este ano ele virá com a figura do “Cabeça de Papel”, ícone que representa um palhaço. Segundo Barreto, essa figura simboliza “uma figura heroica e artística, um palhaço revolucionário e questionador”, que atrai o público pelo significado que carrega.

Além da BaianaSystem, no domingo desfilam mais 48 atrações. Quabales, Val Macambira e Mula Ruge, Jay Torres, Luciano Calazans, Taís Nader, Viola de Doze, Armandinho, Araketu e Kart Love são alguns dos artistas que o público também poderá conferir nesta edição.

Antigos carnavais – A festa na cidade não será apenas no domingo. Antes, no sábado (15), os foliões poderão reviver o clima da folia de outrora com bandas de sopro e percussão, grupos culturais e com as mais diversas manifestações artísticas no Fuzuê.

Alguns atrações previstas para fazer a alegria dos foliões são a Oficina de Frevos e Dobrados, Pierrot Tradição de Plataforma, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Fanfarra BBG, Banda Big Show, Caretas de Cairu, Fuzuê Junino, Gravata Doida, Grupo Cultural Bambolê, Banda Show Laroyê e os Cangaceiros de Ipitanga.

0
0
0
s2sdefault