Terça-Feira , 11 Agosto 2020
0
0
0
s2sdefault

O prefeito ACM Neto inaugura nesta quinta-feira (30), às 11h, a nova Praça Visconde de Cairu, no Comércio, que passou por obras de requalificação. Entre as intervenções estão à construção do deque de contemplação e a colocação de piso em granito. Já o piso geral do calçamento é de concreto usinado cinza.

O entorno da praça também ganhou melhorias. A rampa de acesso de veículos ao Terminal Náutico foi completamente refeita, também em concreto, bem como aquelas destinadas a pessoas com deficiência. A parada de ônibus de turismo foi totalmente revitalizada. No entorno do Mercado Modelo, que ainda será totalmente requalificado, foi realizado o rebatimento da fachada, a substituição do piso por pedra portuguesa nas cores branca e preta.

O projeto contemplou implantação de novos bancos, reforma do busto do Visconde de Cairu, fechamento do canteiro de árvores, reforma do guarda-corpo do cais e do gradil do estacionamento do Terminal Náutico. Além disso, balizadores foram implantados na área de Embarque e Desembarque do Terminal Náutico. A iluminação também foi reforçada com instalação de 97 luminárias e 13 projetores.

O projeto de requalificação é de responsabilidade da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e possibilitou melhorias em toda infraestrutura e entorno da praça. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

História - A Praça Visconde de Cairu foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX, quando o mercado ainda era a alfândega da capital baiana e parte da Cidade Baixa não tinha sido totalmente aterrada. A praça é um dos principais pontos de visitação de turistas que chegam do Terminal Náutico da cidade.

0
0
0
s2sdefault