Logo Prefeitura de Salvador

Fé, alegria e música marcaram a segunda lavagem do Mercado São Miguel, nesta quinta-feira (29). Cerca de 40 permissionários e devotos do santo participaram de uma vasta programação, iniciada com missa na Ordem Terceira de São Francisco, no Centro Histórico, seguida de procissão pelas ruas da Baixa dos Sapateiros, benção e lavagem da capela de São Miguel, localizada dentro do mercado. A animação do evento contou ainda com a apresentação da Orquestra da Guarda Civil Municipal e a distribuição de caruru beneficente. 

Para os permissionários que participavam da lavagem, há muito o que comemorar. “O espaço aqui é maravilhoso, acolhedor e pronto para receber visitantes e suas famílias. Temos artesanato, lazer, lugar para estacionar e várias opções de boa comida”, comentou a permissionária Juciara Mato Grosso, 32 anos, cozinheira e proprietária do boxe Feijoada da Jú, que fica logo na entrada do mercado.   

Devota de São Miguel Arcanjo e dona do boxe Esquina Artesanal, Soraia Lima, 50 anos, não abriu mão de participar da benção e da lavagem da capela. Animada com a comemoração, fez questão de agradecer. “Hoje é dia de dizer obrigada a São Miguel, porque recebemos o mercado novo no meio da pandemia e conseguimos nos manter até aqui. Tenho certeza que neste verão e no próximo ano teremos a casa cheia”, aposta a comerciante, que vende adereços em crochê e fuxico.  

Novidades – Para o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Alessandro Lordello, que também participou do evento, o espaço é um grande potencial não apenas para comerciantes, mas também para fomento de eventos. “Há dois anos fomos presenteados com esse novo mercado, que agrega boa comida, lazer e artesanato. Nossa ideia agora é fazer uma parceria com a Secult e pensar na inclusão dele na rota de visitação turística do Centro Histórico, e ainda programar a realização de eventos culturais. A estrutura aqui é muito boa e contempla a promoção de ações musicais. Logo teremos novidades com relação ao uso do Mercado São Miguel”, adiantou o secretário.  

As novas ideias animam a presidente da Associação do Mercado São Miguel, Sidna Marla Santos. Segundo ela, o potencial do equipamento é enorme. “Salvador tem previsão de movimentação grande de turistas no verão e com certeza nosso espaço será muito visitado. Apostamos muito no final do ano e no começo de 2023. Hoje o sentimento é de gratidão por termos um local como esse”, frisou. 

Revitalização – Fechado por três anos após um incêndio ocorrido em 2017, o mercado foi totalmente revitalizado e devolvido à população em 2020, com 40 novos boxes, um santuário para São Miguel e mais um espaço para a capoeira. O Mercado São Miguel funciona de segunda a sábado, das 10h às 16h.  

Criado: 29 Setembro 2022

Skip to content