Logo Prefeitura de Salvador

Atendimentos clínicos nos CAAC’s e Catafolia garantem captação de pacientes para tratamento na rede municipal

Mais de 700 atendimentos para crianças e adolescentes foram realizados nos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC) entre sábado (18) e terça-feira (21) do Carnaval de Salvador 2023. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), responsável pelos abrigos, foi fundamental para captar e encaminhar os pacientes para tratamento contínuo nas redes básica (postos de saúde) e especializada (Multicentros) de Salvador. Os casos que precisaram de atendimento imediato foram levados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO).

Três equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares de saúde bucal avaliaram as condições de saúde dos pequenos e foram tratados casos de pediculose (piolho), escabiose, náuseas e dores abdominais, entre outros. No que tange a área odontológica, os trabalhadores realizaram escovação supervisionada, além da distribuição de escovas, que também contemplou as cuidadoras dos Centros.

A secretária da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos frisa que é fundamental introduzir a cultura da prevenção e cuidados com a saúde em geral desde a infância. “Nesse espaço tivemos a oportunidade de ofertar assistência integral aos pequenos, além de realizar todo o encaminhamento necessário para que os responsáveis continuem contando com todo apoio da rede municipal de saúde. Dessa forma, teremos adultos saudáveis”, afirmou.

Para estimular o aprendizado dos pequenos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participou da ação e cuidou da parte lúdica com o desenvolvimento de dinâmicas educativas sobre o combate a leptospirose (doença transmitida pela urina do rato) e arbovirores (dengue, zika e chikugunya).

CataFolia – Além do apoio aos filhos dos trabalhadores do Carnaval, a SMS também levou os atendimentos de saúde para o Catafolia (Centro de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis). A parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), responsável pelo espaço, garantiu quase 300 acolhimentos médicos nos dias de folia.

Foram duas equipes prestando assistência clínica e odontológica. Também foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), com 131 exames realizados. Os tratamentos para os diagnósticos positivos foram iniciados imediatamente no local e, posteriormente, foram orientados a seguir com os cuidados na rede municipal.

Para dar suporte a continuidade dos trabalhos, os catadores também tiveram acesso a procedimentos de curativos e dispensação de medicamentos gratuitos.

A coordenadora da Atenção Especializada, Flora Oliveira, ressaltou a importância do cuidado com esses profissionais que têm papel fundamental para o funcionamento da maior festa de rua do mundo. “Todo trabalhador merece condições dignas de trabalho e nossa ação aqui só reforçou essa valorização e reconhecimento pela categoria”, afirmou.

Skip to content