Logo Prefeitura de Salvador

Gestão da Saúde em Salvador contará com inteligência artificial

A Prefeitura de Salvador deu um importante passo para modernização e informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital baiana. Por meio de um acordo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), a gestão municipal irá adquirir a plataforma Analytic. O convênio foi assinado na tarde desta segunda-feira (21), com a presença do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. 

A ferramenta permite, por meio de inteligência artificial, a produção de análises avançadas com o uso de algoritmos aplicados a dados de fontes externas e internas, oriundas de diversos sistemas de informação. Na prática, a plataforma emitirá relatórios e alertas sobre a situação epidemiológica com filtros como doenças mais incidentes, comorbidades, localidades com maior recorrência de casos e perfil de atendimento das unidades de saúde, entre outros critérios. 

Com os dados, será possível definir estratégias para o enfrentamento dos problemas de saúde pública no município, de forma mais rápida e assertiva. Uma Sala de Situação também está sendo montada, dentro da SMS, para agilizar a tomada de decisão e ampliar a resolutividade do sistema assistencial na cidade. 

“Estamos dando um dos mais importantes passos para melhorias da gestão da saúde pública em Salvador. Iremos dar mais eficiência ao sistema com a aplicação dos recursos no local certo. Para isso, teremos uma Sala de Situação que ficará responsável pelo acompanhamento dos dados que serão gerados pela plataforma de inteligência artificial e, assim, garantir maior resolutividade na assistência”, explicou Leo Prates.

Skip to content