Novo mutirão para cadastro de adolescentes prioritários para vacina acontece nesta sexta (13)

Nesta sexta-feira (13), das 8h às 16h, as 155 unidades básicas da capital baiana participarão do mutirão para cadastro dos adolescentes entre 12 e 17 anos com as doenças crônicas (comorbidades) ou deficiência física elencadas no Plano Nacional de Imunização. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é incluir este público na base municipal para habilitação na estratégia de vacinação contra Covid-19, assim que o governo federal em pactuação com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) habilitar o público para estratégia.

É importante que, antes de se dirigir ao posto de saúde, o paciente ou responsável consulte se o nome do adolescente já consta na plataforma digital da SMS, através do site comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br/comorbidades/FormPesquisaComprovanteComorbidades.aspx . Caso o adolescente esteja cadastrado, não precisa se dirigir ao posto.

Para garantir segurança e evitar fraudes no processo de imunização, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma virtual (www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br) para viabilizar o cadastramento dos indivíduos que compõem o grupo residentes na capital baiana. O acesso ao dispositivo é restrito ao médico que utiliza o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

Até o momento, cerca de 2,4 mil jovens com comorbidades e deficiência já estão cadastrados no município. “Quando tivermos a sinalização do governo federal e CIB para iniciar a aplicação da vacina desse público, já teremos a lista dos habilitados, para que possamos fazer o melhor planejamento da estratégia”, explicou o titular da SMS, Leo Prates.