Logo Prefeitura de Salvador

Membros do Movimento Salvador Pela Paz visitam Guarda Municipal

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), a visita de membros do Movimento Salvador Pela Paz. A intenção do grupo é realizar reuniões periódicas com o comando da Guarda Municipal do Salvador (GMS), para estabelecer parceria em ações que incentivem a cultura de paz, através de projetos sociais desenvolvidos em escolas do município.

 

De acordo com o coordenador do projeto, Jupiraci Borges, a participação da GMS de forma mais aprofundada no contexto da segurança pública é fundamental para redução dos índices de violência. "A Guarda Municipal tem uma forma de atuar que precisa ser melhor aproveitada. Enquanto perdurar o conceito de que a segurança pública cabe ao Estado, o Brasil não avançará nas soluções dos problemas relacionados ao aumento da violência", ressaltou.

 

O coordenador do Movimento Salvador Pela Paz detalhou ainda questões de extrema relevância para a categoria. "As discussões jurídicas que são apresentadas quanto ao ‘poder de polícia' das guardas municipais mostram que muitas pessoas não sabem o que isto significa. Confundem poder de polícia com um termo genérico, entendendo que, para algum órgão ser tido como policial, obrigatoriamente, deverá ter a denominação de Polícia", afirmou Borges. O superintendente da Susprev, Francisco Edson, agradeceu pela iniciativa e prometeu avaliar uma possível parceria entre as instituições.

 

O Movimento Salvador Pela Paz foi criado em 2009, com o objetivo de construir ações e projetos que contribuam na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades sociais. O movimento vem ganhando grande destaque em toda capital baiana e região metropolitana. Outras informações podem ser obtidas no site da organização.

 

Skip to content