Logo Prefeitura de Salvador

Rodas de conversa e lançamento de livros marcam semana dedicada ao escritor

Para marcar o Dia do Escritor, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai promover, nesta terça (26) e quarta-feira (27), às 17h, o projeto Com a Palavra o Autor. Serão duas rodas de conversas com os escritores contemplados na terceira edição do Selo João Ubaldo Ribeiro, apresentando ao público o processo criativo de cada obra e suas particularidades, além de discutir a produção literária em nossa cidade.  

Na terça-feira, estarão presentes os escritores Daiana Soares, Stael Mamed, Paulo Atto e Aícha Pinheiro. No dia seguinte, marcam presença os escritores Breno Fernandes, Márcia Fonseca, Tiago D. Oliveira e Aruane Garzedin. O evento acontece de forma virtual, no canal da FGM no YouTube.   

A gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, é responsável pela mediação do encontro. “O objetivo do projeto é mostrar e valorizar o ofício de escritor”, explica, acrescentando que “é importante apresentar ao público o quão rica e diversa é a vertente da produção criativa do livro”. 

Lançamento – Na quinta-feira (28), também às 17h, acontece a cerimônia de lançamento dos livros selecionados, na terceira edição do Selo João Ubaldo Ribeiro, no Teatro Gregório de Mattos, no Centro. Na ocasião, os autores participam de uma solenidade que apresenta as oito obras contempladas pelo edital ao público. Também estão previstas uma noite de autógrafos e a distribuição de livro entre os presentes. Devido à pandemia de Covid-19, o evento é restrito a convidados.   

Comemorado no dia 25 de julho no Brasil, a data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam à palavra escrita, seja por meio de textos científicos ou fictícios. A ideia da celebração surgiu no I Festival do Escritor Brasileiro, realizado na década de 1960 e organizado pela União Brasileira de Escritores, que na época era presidida por João Peregrino Júnior e por Jorge Amado.

Skip to content