Geomantas protegem mais quatro áreas de risco em Castelo Branco

Os moradores de Castelo Branco serão beneficiados com quatro novas geomantas aplicadas pela Prefeitura para proteger áreas de risco situadas na região. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, nesta quinta-feira (5), e proporcionam mais tranquilidade para 470 famílias.

Isso porque em dias chuvosos, os taludes não correm mais riscos de deslizamentos de terra, uma vez que as geomantas, que são formadas por composto PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, impermeabilizam o solo, evitando erosões e absorção de águas da chuva.

Todas as quatro estruturas estão situadas na localidade conhecida como Projeto Pesquisa. Duas delas ficam no Caminho 9 (uma com 300 m² de área e outra com 627 m²) e as demais no Caminho 10 (uma com 616 m² e outra com 351 m²). O investimento total é de R$741,9 mil.

O prefeito ressaltou que a gestão municipal já aplicou 261 geomantas na cidade. Além disso, 149 contenções de encostas definitivas foram construídas. “Sabemos da topografia irregular de Salvador. Temos grandes desafios pela frente, mas principalmente atuando com planejamento na proteção de áreas de risco, estamos levando segurança e tranquilidade para as famílias”.

Bruno Reis aproveitou a ocasião para autorizar a reforma de uma escadaria e a recuperação da pavimentação no entorno da localidade do Projeto Pesquisa da Codesal. O chefe do Executivo municipal destacou ainda que Salvador segue investindo no enfrentamento aos efeitos das chuvas e que, em breve, será lançado um novo pacote de obras para realização de mais intervenções do tipo.

“Não dá para brincar com os fenômenos naturais. Nos últimos dois anos não tivemos sequer uma vítima fatal em função das chuvas. Isso se deve ao trabalho feito na proteção das áreas de risco. Já são mais de 430 áreas protegidas com geomantas e contenção de encostas definitivas. Temos investido em média, nessa gestão, R$40 milhões por ano na proteção de áreas de risco. Por isso, as tristes cenas de deslizamentos e desabamentos fazem parte do passado. A cidade ainda não está imune, porém hoje ela é muito mais resiliente e está muito mais preparada para enfrentar os fenômenos da natureza. Portanto, nossa prioridade é investir nas obras em encostas, que têm salvado vidas”.

Ações permanentes – O diretor-geral da Codesal destaca que a Prefeitura mantém ações de prevenção independente das condições do clima, de modo a garantir a segurança do cidadão quando o mau tempo chegar. “Esse é o tom que a Prefeitura quer dar à cidade: cuidar de quem vive em locais de risco geológico”, declarou Macêdo.

A cozinheira Vera Lucia dos Santos, de 61 anos, residente do bairro há três décadas, relata que antes da implantação da geomanta, o cenário na comunidade era de medo e insegurança. “Era uma situação terrível, muito mato com lama. A limpeza era complicada, pois ninguém aceitava fazer, e quem aceitava cobrava caro, pois o terreno é muito íngreme. Descia muita terra e isso incomodava e assustava os vizinhos. Hoje está uma maravilha, seguro para adultos e crianças. Foi um trabalho incrível feito para nós”.

Criado: 05 Janeiro 2023