Carga horária prevista em edital da Guarda Municipal é inegociável

Jornada de 40 horas semanais consta do edital do concurso público de 2008

A atual gestão está investindo na Guarda Municipal de Salvador (GMS) visando dar melhores condições de trabalho à corporação e reforçar a proteção aos cidadãos e patrimônio público. A reformulação da escala de trabalho da Guarda, hoje formada por 1,3 mil homens e mulheres, vai possibilitar a ampliação do efetivo nas praças, parques e jardins públicos. A jornada de 40 horas semanais já estava prevista no edital do concurso público de 2008, e é inegociável”, afirma o chefe da corporação, coronel Peterson Portinho.

O coronel ressalta que a antiga jornada de 30 horas em média, aceita pela gestão passada como forma de compensar a falta de estrutura da Guarda, “não tem mais cabimento”. “A atual gestão está investindo R$3 milhões para melhorar as condições de trabalho e de ação da Guarda. Estamos adquirindo veículos, equipamentos e garantindo melhorias como os pontos de apoio nas áreas de atuação. A gente não tinha como garantir a presença da corporação nas ruas com uma jornada que previa 12 horas de trabalho por 60 de folga”, diz Portinho.

O coronel afirma ainda que quem trabalhar nos fins de semana terá direito a receber hora extra. Ele diz que os grupamentos especiais – Grupo de Operações Especiais (GOE) e Ronda da Cidade (Rondac) – já aceitaram as mudanças. “Como a jornada desses grupamentos ultrapassará as 40 horas semanais, ficou acertado com a Prefeitura que esses agentes terão adicional de 100% nos plantões de sábados e nos domingos”.

Novas viaturas

Outra novidade é que a Guarda já está adquirindo, através de licitação, novos veículos e equipamentos de segurança, como detectores de metais, e de informática, somando um investimento total de R$1 milhão. Os veículos, que deverão estar nas ruas até o final do ano, são de diferentes modelos – vans, micro-ônibus, motos e carros – para atender a atividades diversas do órgão. Para 2014, está prevista uma nova licitação na qual serão investidos mais R$2 milhões.