Prefeitura realiza audiências públicas para apresentar o Plano Plurianual

A Prefeitura de Salvador realiza nos próximos dias 22, 24 e 27 audiências públicas para apresentação do Plano Plurianual (PPA), correspondente aos anos de 2014 a 2017, que será enviado à Câmara Municipal até o dia 31 de agosto. O PPA é um instrumento de planejamento dos gastos públicos, previsto na Constituição Federal, que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro exercícios financeiros.

PLANOPLURIANUAL2008

Além do público em geral, as audiências públicas vão contar com a presença de lideranças comunitárias e representantes das Prefeituras-Bairro. A primeira, nesta quinta-feira (22), será às 18h30, na Escola Municipal Baronesa de Sauípe, situada no Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira, e contará com a presença de representantes do Subúrbio, Ilhas, Cidade Baixa, Liberdade e São Caetano.

No sábado (24), às 9h, será a vez das regiões do Centro, Brotas, Barra, Pituba, Itapuã e Ipitanga participarem do debate na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus na Rua Fernão de Magalhães, Chame-Chame. A última apresentação do PPA, terça-feira (27), às 18h30, contará com representantes das regiões de Cajazeiras, Valéria, Pau da Lima, Cabula e Tancredo Neves e acontecerá na Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy localizada na Av. São Rafael em São Marcos.

Eixos temáticos – De acordo com o secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, o plano está estruturado em quatro eixos temáticos que são Gestão e Finanças Públicas, Gestão da Cidade, Desenvolvimento Econômico e Cultural e Desenvolvimento Social. “Os eixos foram identificados no Planejamento Estratégico dessa gestão por áreas temáticas. A primeira trata do equilíbrio das contas públicas e da gestão para entrega. Na segunda, o foco é o ambiente urbano, a mobilidade e ordem pública. Já o Desenvolvimento Econômico e Cultural trata do ambiente de negócios e do turismo e cultura e o Desenvolvimento Social abarca as questões da educação, saúde e justiça social”, explicou.

Pauperio disse ainda que o modelo de participação popular deverá ser modificado para 2014. “No próximo ano, vamos ampliar esse modelo de consulta e interação com a população, quando estamos prevendo dez audiências de discussão e priorização do orçamento municipal”, afirmou.