Prefeito entrega duas unidades de saúde totalmente reformadas

O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues Alves, entregaram hoje aos bairros de São Cristóvão e Nova Brasília unidades de saúde reformadas, equipadas e com equipes consistidas. A reforma da Unidade de Saúde da Família Aristides Pereira Maltez, em São Cristóvão, permitiu a ampliação de mais um consultório odontológico, possibilitando a implantação da terceira equipe de saúde bucal. Além disso, a USF conta com quatro equipes completas e com capacidade para atender cerca de 600 pessoas por dia.

Durante a cerimônia, o secretário José Antônio Rodrigues Alves anunciou a ampliação da assistência na área. “No próximo ano contaremos com mais uma unidade de saúde básica em São Cristovão, composta com quatro equipes. Também inauguraremos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro e um outro posto na região do Cassange. Com isso teremos 100% de cobertura de atenção básica e uma unidade de referência em urgência e emergência”, comemorou.

Já em Nova Brasília, com a requalificação do posto de saúde, 150 pessoas serão atendidas por dia através da atuação de um médico clínico – após nove anos sem esse profissional –, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, dois cirurgiões dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, três agentes comunitários de saúde, um agente de combate a endemias, entre outros profissionais.No primeiro semestre de 2014 será iniciada a obra da USF Nova Brasília.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a reforma do posto e a construção de mais uma unidade reafirmam o compromisso da administração com a saúde do município. “Não estamos apenas intervindo na estrutura física, mas recompondo equipes, renovando equipamentos, reabastecendo a farmácia básica, qualificando e ampliando a oferta de serviços para a população. Essas ações acontecem num momento em que estamos vencendo problemas de uma Prefeitura que estava desestruturada, e as estruturas da saúde eram o retrato desse quadro. Só tínhamos, por exemplo, uma UPA em Periperi, que também não funcionava da maneira correta, e decidimos fazer uma nova unidade de pronto atendimento em São Cristóvão. Isso revela o compromisso em ampliarmos o atendimento na cidade”, avaliou Neto.

Fórum – Antes das reinaugurações, o prefeito marcou presença no 1° Fórum Bahia Econômica, que discutiu o fortalecimento da economia baiana através do Polo Petroquímico. Neto destacou a importância da capital baiana no contexto da economia regional, sendo uma cidade, muitas vezes, dormitório, e lembrou projetos como o Centro do Empreendedor, que pretende fomentar a economia local.

“O êxito do Estado depende também da capital baiana porque grande parte dos serviços demandados por quem trabalha nas indústrias está aqui. Como Salvador não dispõe de grandes espaços para o crescimento de indústrias, temos como desafio incentivar a economia criativa. Por esse motivo, estamos desenvolvendo um grande projeto para os pequenos empreendedores, de modo que eles possam contribuir para a economia soteropolitana”.