Festival da Cidade chega ao fim marcado pelo caráter multicultural

O Festival da Cidade chega ao fim marcado pela pluralidade cultural, com manifestações nos quatro cantos de Salvador, mas as comemorações pelos 465 anos da cidade não acabaram na noite de ontem (30) com os shows na Praça Cayru. A agenda de entregas para a primeira capital do Brasil segue até a primeira semana de abril, numa demonstração do compromisso da Prefeitura com as melhorias que a população demanda.

FESTIVALDACIDADE3103

Durante a semana, enquanto as festas aconteciam, foram inauguradas obras importantes, a exemplo do Multicentro de Saúde do Vale das Pedrinhas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, a Prefeitura-Bairro de Itapuã, a Escola Artur de Sales, além de ações como o lançamento do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro dentro do Festival da Cidade. A diversidade das manifestações demonstrou a preocupação da Prefeitura com o calendário de eventos da cidade, consolidando seu caráter multicultural.

O prefeito ACM Neto destacou o caráter plural do festival, superando a cultura de privilegiar a música, e também observou que o mais importante foi aliar a festa com as entregas para a cidade e ações beneficiam diretamente a vida da sua população.

“Conseguimos reunir cerca de 30 grandes ações para a cidade porque nada mais natural que seu povo ganhe os presentes num momento de comemorações. Nos preocupamos em descentralizar as festas, em garantir a pluralidade nas manifestações culturais, mas, sobretudo, em promover um grande conjunto de melhorias, seja na área de mobilidade, com a entrega da Rua Lourival Costa, ligando Águas Claras a BR-324, passando pela saúde com o Multicentro de Vale das Pedrinhas, que revela nosso compromisso com nossas propostas, até a prestação de serviços as cidadãos, através da estrutura da Prefeitura-Bairro de Itapuã. Ou seja, são ações com impactos diretos no dia a dia das pessoas”, disse o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, comemorou a maturidade do Festival da Cidade. “O festival cumpre o objetivo de ser um evento multicultural, que vai muito além da música. Até 2012, o aniversário de Salvador era comemorado com um show apenas no dia da festa. Transformamos e criamos uma nova dimensão de comemoração de aniversário. Já em 2013, fizemos o primeiro Festival da Cidade com um festival multicultural e um festival de cidadania. Esse ano o festival cresce mais ainda em sua segunda edição, oito dias de muita festa, mas também de muita cultura, de muita arte, exposições, teatro e dança. Vamos trabalhar para que no próximo ano o evento ganhe ainda mais solidez e que vire de fato uma grande tradição nas comemorações de Salvador. Parabéns Salvador pelos 465 anos”.