Abertas as inscrições para 4ª edição do Horta em Casa

Mudas de hortaliças, terra adubada, borrifador, jardineira e um treinamento virtual para cultivar as hortaliças dentro de casa. Estes são alguns dos itens fornecidos aos participantes do projeto Horta em Casa, que abriu inscrições nesta quarta-feira (15), a partir das 8h. Os interessados devem consultar o edital e preencher formulário disponível no site www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br . As inscrições encerram na quinta-feira (16), às 23h59.

Esta é a 4ª edição do projeto da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), que já beneficiou 300 pessoas. Os contemplados serão os 100 primeiros inscritos com a documentação regularizada. Pessoas com o mesmo endereço que outras já contempladas em edições anteriores não poderão se inscrever no projeto – que teve início em junho e vai beneficiar 600 cidadãos até novembro.

“Além da oportunidade cultivar alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, o trabalho com a horta visa contribuir para reduzir o estresse e proporcionar maior bem-estar aos cidadãos da nossa cidade. O retorno desse projeto tem sido bem positivo, com mais de 4,4 mil inscrições realizadas”, afirmou a titular da Secis, Edna França.

Como participar – Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line com todos os dados exigidos, anexando as cópias do documento de identidade (frente e verso) e do comprovante de residência. Além disso, serão critérios de seleção residir na capital baiana e ter mais de 18 anos. A lista dos selecionados será publicada, na próxima semana, no Diário Oficial do Município (DOM) e ficará disponível no site da Secis.

A cada 100 kits entregues, os contemplados serão divididos em dois grupos. Para realizar a montagem da horta, as pessoas serão capacitadas por meio de plataforma de videoconferência. Orientações técnicas, esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de fotos ou vídeos das jardineiras montadas poderão ser feitas através de aplicativo de mensagens. Durante os treinamentos, serão abordadas as técnicas básicas de como implantar e cultivar uma horta em casa.

Material – Cada morador selecionado receberá um kit horta, que contém: jardineira retangular plástica de 45 cm; quatro mudas de hortaliças, entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa; oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5 m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena; um borrifador pequeno; e um pacote de sementes.

A equipe da Secis entrará em contato com cada cidadão contemplado para informar sobre dia e horário de entrega do kit e o treinamento. A divisão por Prefeituras-Bairro será adotada para facilitar a logística de distribuição dos materiais.