Abrigo D. Pedro II tem intensa programação na semana do idoso

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) preparou uma programação especial em comemoração à Semana do Idoso de 2013. A partir desta sexta feira (20) até 1° de outubro – Dia Nacional e Internacional do Idoso – uma série de atividades será realizada no Abrigo D. Pedro II com o objetivo de promover o entretenimento dos 75 idosos atualmente abrigados pela Prefeitura Municipal. A programação, que tem como tema “Os Anos 60”, será iniciada com apresentação do projeto “Leituras Musicadas”, a partir das 10h de sexta feira, por um grupo de voluntários.

“Atendendo solicitação dos próprios idosos que moram no Abrigo D. Pedro II, já iniciamos as aulas de dança, que são realizadas aos sábados, e o coral dos idosos está em fase final de organização. Em parceria com o Horto Municipal, que vai disponibilizar um técnico, vamos criar o Horto do D. Pedro II, que será cultivado pelos abrigados. Tão logo seja concluída a reforma de uma ala do prédio, passaremos a oferecer cursos diversos. Vale ressaltar que os familiares dos idosos também poderão participar de todas as atividades. É uma forma de mantê-los integrados às suas famílias e à sociedade e garantir a eles a dignidade que merecem como cidadãos e participantes de nossa comunidade”, pontua o secretário Mauricio Trindade.

Segue a programação completa da Semana do Idoso promovida pela Semps:

12 h

Feijoada e Bingo Beneficente

14 h

Apresentação do Coral e Boi Bumbá  – Grupo Renascer das Obras Assistenciais Irmã Dulce – OSID

14 h

“Os Seresteiros Cantam Roberto Carlos”

Ação de Saúde

08 h

Dia da Atividade Física – Caminhada, Alongamento no Jardim

09 h

12 h

Apresentação dos idosos

Almoço de comida típica baiana, animado pelo grupo de samba da OSID

Passeio para um Hotel Fazenda

Show de talentos da 3ª idade

09 h

10 h

15 h

Missa em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Manhã de Beleza

Apresentação dos funcionários

Baile Festivo em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e aos Aniversariantes do Mês

O abrigo – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura de Salvador, através da Semps. Para atender adequadamente os abrigados, a instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico, equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional que psicóloga que, além de acompanhamento médico oferecem também acompanhamento social e lazer através do teatro, cinema e passeios.