Logo Prefeitura de Salvador

Academias públicas incentivam a prática de exercícios físicos

A chegada da primavera, e consequentemente dos dias de sol, tem sido uma motivação a mais para quem quer iniciar ou voltar a praticar alguma atividade física. Para aqueles que desejam se exercitar de graça, a Prefeitura de Salvador, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), disponibiliza 216 academias de saúde ao ar livre. Desde 2014, quando começaram a ser instalados, os equipamentos já estão presentes em pontos na orla, praças ou locais específicos para as atividades. 

Há três anos, Sonara Saldanha, 38 anos, moradora da Avenida Bonocô, utiliza a academia de saúde que fica na avenida, nas proximidades da estação do metrô. Sem condições de fazer investimento em uma unidade particular de esporte, ela comenta o quanto o espaço é útil e tem ajudado na sua saúde e melhoria de qualidade de vida. 

“Esporte é fundamental e os equipamentos aqui estão disponíveis para todo mundo. Eu venho todo dia e essa estrutura atende demais as necessidades da atividade que faço. Todo mundo deveria vir”, frisa ela.  

Frequência e saúde – No Alto do Cruzeiro, a academia de ginástica também é bastante frequentada. Morador da localidade, Marivaldo do Rosário Júnior, 28 anos, utiliza o espaço desde a sua inauguração, há seis anos. 

Frequentador assíduo, ressalta a importância do equipamento para a garantia da qualidade de vida de quem mora no local. “Isso aqui foi a melhor coisa que fizeram no nosso bairro. Para mim, é melhor até que academia, porque ainda é ao ar livre”, afirma.  

As academias possuem equipamentos de esquiador individual, remador individual, multiexercitador 7 x 1, giro vertical triplo e simulador de cavalgada simples em  diversas regiões da cidade. Por se tratar de equipamentos expostos, a manutenção é feita na própria fábrica da Desal, em Porto Seco Pirajá, às margens da BR-324. 

Esporte é vida – Na opinião do educador físico Gleide Vallentino, que é pós-graduando em fisiologia do exercício e prescrição de treino e professor do Subúrbio 360, equipamento municipal localizado em Coutos, as academias ao livre são realmente um convite a se exercitar. 

“Os equipamentos são coloridos, diferentes, despertam nas pessoas, no mínimo, curiosidade para saber como funcionam. É lúdico, e principalmente as crianças adoram. Vendo por esse lado, as academias ao ar livre, aparentemente têm cumprido com o seu papel, que é estimular as pessoas a saírem do sedentarismo. Sempre vejo alguma sendo usada pelas pessoas, o que é muito importante”, afirma.  

O educador físico destaca que a prática esportiva diária é fundamental para a saúde e pode variar entre 30 a 60 minutos.  “O treino pode ser feito uma vez ao dia, até porque os músculos precisam de recuperação, mas a pessoa precisa se manter ativa durante o dia, nada de ficar deitada ou sentada o dia inteiro. Ainda que trabalhe sentada, é importante durante o dia fazer pequenas caminhadas e alongar o corpo”, recomenda. 

Criado: 17 Novembro 2022

Skip to content