Ação da Guarda Municipal ajuda idosos a melhorar qualidade de vida

Uma ação desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM) tem promovido a inclusão social dos idosos, no intuito de ajudá-los a manter uma vida saudável através das atividades físicas. O projeto Prevenção à Violência para a População Idosa reúne mais de 120 alunos nas aulas, que têm ocorrido de maneira on-line devido à pandemia.

Nos encontros virtuais realizados três vezes por semana através da plataforma Google Meet, com duração de até 1h, o instrutor conduz a aula apresentando exercícios com foco na melhora da autoestima e combate à depressão. Além de alongamento, são realizadas atividades voltadas para os membros inferiores e superiores e exercícios para o desenvolvimento do equilíbrio, do tônus muscular e da melhora da capacidade cardiorrespiratória.

“Temos o intuito de ajudar a promover inclusão social e integração entre membros de idades diferentes. Além disso, retirar essas pessoas do sedentarismo e prevenir diversas doenças, já que o corpo e a mente estão em constante atividade”, afirma o coordenador de Ações de Prevenção à Violência, James Azevedo.

Origem – As ações tiveram início em maio de 2017, através da atuação da Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev) na Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Antônio Além do Carmo. O projeto visa realizar ações de prevenção para idosos sob o ponto de vista multiprofissional, com foco na melhoria da autoestima, combate à depressão e solidão, ressocialização, longevidade e qualidade de vida.