Ação da Ouvidoria nos bairros possibilita melhorias nas comunidades

A equipe da Coordenação de Precursão da Ouvidoria Geral do Município (OGM) segue com o trabalho realizado nos bairros de Salvador, com o intuito de mapear as principais demandas das comunidades. Além dos demais órgãos municipais, a iniciativa conta com a participação de lideranças comunitárias, que indicam e acompanham os prepostos até os locais solicitados para reforma e melhoria da localidade.

materiareescrita2

As áreas prioritárias para atendimento são saúde, educação e infraestrutura. Com essa atividade de levantamento das necessidades, a população já pode perceber melhorias como a reforma do posto de saúde do bairro da Liberdade, o reforço da iluminação e o recapeamento asfáltico em Pernambués, e a recuperação da escola municipal e da praça do Lobato, dentre outras ações.

O ouvidor geral, Humberto Viana, ressalta a importância do trabalho integrado nas comunidades. “A credibilidade dada à equipe da Ouvidoria resulta não só na afirmação do papel do órgão, com base nos princípios da excelência administrativa, transparência da gestão pública e valorização ao cidadão, como também possibilita uma aproximação direta da Prefeitura com os cidadãos”, afirma.

Durante todo o trajeto, o grupo registra através de fotos as principais demandas apontadas pela comunidade para, em seguida, elaborar relatórios gerenciais que são encaminhados às demais pastas municipais e ao Gabinete do Prefeito. A partir da necessidade de cada bairro, tamanho da demanda, dentre outros, uma comitiva com os titulares das pastas realiza uma visita de trabalho e, constatando as informações apontadas pela equipe da OGM, viabiliza a ordem de serviço. Todo o processo, entre obra, reforma e entrega, também é acompanhado de perto pela coordenação da Ouvidoria.

Ainda segundo o ouvidor, existe um empenho e comprometimento da Prefeitura em buscar soluções e atender a perspectiva da comunidade. “A expectativa é que em médio prazo possamos fazer um raio X em toda cidade. Cobrar e monitorar os serviços prestados pela prefeitura é dado como prioridade em respeito ao cidadão”, enfatizou Viana. O acesso ao serviço pode ser feito através dos canais 156 (telefone), Portal Fala Salvador e redes sociais, assim como atendimento presencial na sede e nas ouvidorias setoriais situadas nos órgãos municipais.

Áreas visitadas – Desde o início do projeto, aproximadamente 50 bairros já foram visitados. A estimativa é mapear as 308 comunidades identificadas como prioritárias para a visitação. Os principais serviços executados são: recuperação asfáltica, reposição de coletores de lixo, iluminação, melhorias nos postos de saúde e educação, dentre outros.