Ação da Secis celebra Dia Nacional dos Animais em escola no Subúrbio

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Para marcar o Dia Nacional dos Animais (15 de março), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Proteção e Bem-Estar Animal (Secis) realizou uma ação especial na Escola Municipal Dr. Otaviano Pimenta, em São Tomé de Paripe, nesta sexta-feira (17). Na oportunidade, os alunos da instituição de ensino puderam aprender sobre o convívio e cuidado com os bichos, além de terem contato direto com animais da Companhia de Operações com Cães, do Batalhão da Polícia de Choque.

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, essa ação visa aproximar as crianças dos animais, ressaltando a importância que devemos do cuidado adequando com os bichinhos. “É nessa fase, até os sete anos de idade, que as crianças vivem as maiores experiências que irão contribuir para a sua formação adulta. Ensiná-las sobre o cuidado e respeito aos animais é uma maneira de formamos adultos mais responsáveis e conscientes sobre a causa animal e a importância do cuidado com os bichos”, explica a gestora.

Marcelle considera ainda o contato físico e as demonstrações de afeto como fundamentais para estabelecer conexões com os bichos. “Às vezes somos ensinados a tratar os diferentes tipos de animais de forma distinta, muitos até de maneira agressiva. Não existe isso de que o cachorro é bom, que o gato não gosta de casa ou do seu tutor, muito menos que o mico que vemos na rua não presta e deve ser apedrejado. Isso não é correto. Todos os animais merecem carinho, amor e respeito e são a partir dessas demonstrações que conseguimos criar reais conexões com os nossos pets”, complementa.

O tenente da Polícia Militar, Lissandro Santos, destaca o papel social da polícia, sobretudo com a participação dos animais. “Nós valorizamos muito os animais e o trabalho que eles realizam na nossa companhia. Temos animais treinados e adestrados que são nossos grandes parceiros no dia a dia e atuam em diversas atividades como na identificação de armas de fogo, busca de entorpecentes e também em atividades como essa, de interação social com crianças”, relata.

Para Keven Barbosa, aluno do 5º ano, a experiência foi muito divertida. O pequeno relata o cuidado e a responsabilidade que tem com os seus pets, mesmo aos 8 anos de idade. “Eu achei uma experiência muito divertida. Os cachorros da polícia são bem grandes e espertos. Eu tenho três cachorros em casa, e lá eu sou responsável por limpar a casa deles e trocar a água. Também os amo muito”, conta o garoto.

Ação da Secis celebra Dia Nacional dos Animais em escola no Subúrbio

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom