Ação da Vigilância Sanitária orienta permissionários que atuam com pescados no Nacs de Itapuã

Os permissionários que atuam no Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã participaram, nesta terça-feira (4), de uma ação educativa voltada à promoção de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. O local é um dos espaços referência na cidade na venda de pescados no período de Semana Santa.

A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa). A ação contou com orientações, esclarecimentos de dúvidas sobre procedimentos adequados desde o transporte dos alimentos, manejo e higiene pessoal e do ambiente onde os produtos são comercializados. Também foram distribuídos materiais educativos na ação.

Chefe da Visa no Distrito Sanitário Itapuã, Larissa Pinto explicou que, pelo espaço ter característica de comercialização de itens como pescados e outros itens do período, como azeite de dendê e castanhas, a ação se faz necessária nesse período festivo. “A gente vem com o intuito de orientar para que os permissionários façam o manejo correto destes alimentos, incentivando que eles tenham boas práticas para atender a população de forma segura”, afirmou.

O primeiro passo é a orientação. No entanto, caso seja identificada alguma irregularidade, os profissionais da Visa notificam os permissionários e, apenas em casos extremos, procedem com medidas mais severas, como a interdição do espaço.

A permissionária Tânia Maria Neto trabalha com pescados e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “Às vezes somos pegos na falha, mas é bom porque a gente sempre tem algo a aprender para melhorar nosso serviço. Eles conversam, explicam como devemos fazer e seguindo os passos a gente tem ainda mais clientes”, afirmou.

No último dia 27 a equipe realizou uma palestra para os permissionários do Mercado Municipal de Itapuã. A palestra teve como foco armazenamento, transporte e boas práticas de higiene.

Escolha certa – O consumidor deve ficar atento a alguns quesitos para adquirir produtos pescados frescos e com boa qualidade. De acordo com a Vigilância Sanitária, ao escolher peixes deve-se optar por exemplares com olhos brilhantes, guelra vermelha e escamas úmidas entre si. Já ao escolher outros tipos de pescados, como camarão, o cheiro deve ser analisado além da integridade da carapaça.

Outras ações – Nas semanas que antecederam o período da Semana Santa, a Vigilância Sanitária realizou ações em diversos tipos de estabelecimentos formais e informais, como supermercados, centros de distribuição, peixarias, fábricas de derivados do cacau e de chocolates, que comercializam ou produzem os principais produtos consumidos nesse período. As ações aconteceram em 39 estabelecimentos de diferentes bairros da cidade de Salvador nos distritos sanitários Subúrbio Ferroviário, Brotas, Cajazeiras e São Caetano/Valéria.

Reportagem: Joice Pinho/Secom