Ação do CCZ vacina cães e gatos através da busca ativa em Paripe

O Centro de Controle de Zoonones (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), a vacinação itinerante de cães e gatos em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Na ocasião, as nove equipes de agentes do órgão partiram da Praça João Martins em direção às ruas adjacentes, onde visitaram casas de moradores da região. Somente na ação de hoje, uma média de 100 animais foram imunizados.

Segundo a chefe do setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, essas ações são feitas após a campanha de vacinação, como forma de vacinar os animais que não estavam na idade para serem vacinados ou que, por algum motivo, o tutor não conseguiu levar para vacinar. Além disso, é dada prioridade aos distritos que não atingiram a meta durante a campanha.

A autônoma Ivanize Tavares mora na Rua Ruy Barbosa, onde a maioria dos animais vacinados eram gatos. Ela aproveitou a ocasião para vacinar a gata Xanda, que foi recolhida no bairro. “Gostei dessa iniciativa dos agentes virem até aqui, porque nem sempre podemos ir até o posto. É muito importante até para mostrar aos outros a importância do zelo com os animais. A minha gata já está castrada e estou aproveitando pra vacinar, evitando riscos não só para nós, mas também para os outros”.

A comerciante Geane Santos também aproveitou para vacinar seu cão Logan, de pouco mais de um ano. Para ela, a busca ativa é importante porque nem todos têm condições de levar os bichos às consultas particulares. “Para mim, esse trabalho dos agentes não é só social, é também familiar, porque o nosso cão faz parte da família. É um trabalho bonito, espero que seja contínuo”.

Além da vacinação, os agentes também fazem uma ação educativa, de forma a explicar aos cidadãos a importância da vacinação contra raiva e dos cuidados contra a esporotricose, uma micose que pode causar a doença em gatos e seres humanos. A enfermidade pode ser prevenida com a castração dos animais, além de mantê-los dentro de casa, e separando os gatos doentes dos demais para evitar a transmissão.