Ação no Farol da Barra na quinta (25) alerta sobre mortes no trânsito

Com o objetivo de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito e homenagear os milhões de mortos e feridos nas vias do mundo, a Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, instalará um painel no largo do Farol da Barra nesta quinta-feira (25), a partir das 9h30. O evento contará com as presenças do superintendente de trânsito da capital, Marcus Passos, da gerente de Educação para o trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, do representante da Bloomberg em Salvador, Fernando Pinto Coelho, e autoridades locais.

O painel, que deve ficar no local até o fim deste ano, terá estampado o número de vítimas fatais no trânsito de Salvador no ano de 2020. No ano passado, 130 pessoas morreram em sinistros no trânsito de Salvador, e mais dados serão revelados no evento. O tema da ação deste ano é “Há sonhos perdidos por trás dos números”.

Esta é a segunda vez que a ação é realizada na capital baiana. Em 2020, uma obra artística foi instalada na Barra em alusão à data. Além de Salvador, o evento acontece também em Recife (PE), Quito e Guayaquil (Equador), Guadalajara (México), Bogotá e Cali (Colômbia), além de cidades na África e Ásia que também fazem parte da Iniciativa Bloomberg.

Apesar dos números ainda alarmantes, a capital baiana tem reduzido significativamente o índice de sinistros de trânsito nos últimos anos.  Em maio deste ano, Salvador se destacou como uma das cidades do mundo que superaram a meta da Organização das Nações Unidades (ONU) para redução de 50% de mortes no trânsito, na década 2011/2020.

Salvador também se tornou a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a ONU, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, até 2030. Para atingir a nova meta, a cidade continua investindo em ações de fiscalização, educação para o trânsito e realizando intervenções que promovem a segurança viária, a exemplo do projeto Zona 30.

Dia de Memória – O Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (WDR na sigla em inglês) é celebrado no terceiro domingo de novembro há 25 anos. Desde 2005 a data foi adotada pela Assembleia Geral da ONU como “o reconhecimento apropriado para as vítimas de sinistros de trânsito e suas famílias”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os sinistros de trânsito são a 8ª causa de morte para pessoas de todas as idades e a 1ª causa de morte de crianças e adultos jovens de 5 a 29 anos de idade. Todos os anos morrem 1,35 milhão de pessoas devido a lesões causadas pelo trânsito rodoviário no mundo. Isso significa uma morte a cada 23 segundos.

Iniciativa Bloomberg – A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para apoiar as cidades nas atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Mais informações podem ser obtidas no site www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).